E será dada a largada para a temporada 2019 da Fórmula 1.
Para a etapa de estreia teremos tradicionalmente o GP da Austrália no circuito de Albert Park, em Melbourne, que será utilizado pela 24ª vez (exclusivamente para as corridas de F1).
A pista possui muitas ondulações, e escorregadia e tem como característica principal as freadas fortes. São ao todo 58 voltas com 5303 metros cada uma.
Ano passado foi ativada uma 3ª zona de DRS na tentativa de aumentar as ultrapassagens no circuito. Vamos observar se com as novas regras aerodinâmicas de 2019 a situação se altere e a 3ª zona seja mais efetiva.
Em 2018, a pole position ficou com ele, Hamilton (5ª consecutiva) e tivemos a 2ª vitória consecutiva de Sebastian Vettel. Hamilton foi o segundo e Kimi fechando o pódio.
Para 2019, com todas as mudanças nos carros, pneus e regras, as expectativas são as mais variada e sem muitas certezas. A dança das cadeiras foi generosa e certamente teremos uma temporada diferente, o que não garante que seja melhor ou pior que 2018. É o que vamos conferir a partir deste domingo.
Veja os horários (que não são nada favoráveis para o telespectador brasileiro) e programação:
Os treinos começaram quinta-feira (14 de março) com o TL1 às 22h00. Na madrugada de ontem (15), o TL2 começou às 2h00. O TL3 acontece na madrugada de hoje (16), às 00h00, com a qualificação às 3h00. A corrida acontece neste domingo (17 de março), às 02h10, no horário de Brasília.
Ponto extra para o piloto mais rápido
A FIA e a organização da Fórmula 1 aprovaram o retorno do ponto extra ao piloto que fizer a volta mais rápida durante a corrida. Contudo, a pontuação só será dada para quem estiver entre os dez primeiros colocados de um Grande Prêmio. A prática foi adotada durante os anos de 1950 a 1959.
Dessa forma, 21 pontos extras estarão em disputa ao longo da atual temporada. A alteração será mais um elemento nas corridas, pois os pilotos que estarão no top 10 poderão competir pelo ponto extra.