A Fórmula 1 divulgou mais uma atualização do seu calendário de 2020. A novidade fica por conta do cancelamento das etapas de Singapura, Azerbaijão e Japão por conta da pandemia do novo coronavírus. Marcado para o dia 5 de julho, o GP da Áustria segue como abertura da temporada.
Prevista inicialmente para 7 de junho, a etapa do Azerbaijão havia sido adiada em um primeiro momento. Já os GPs de Singapura e Japão estavam agendados, respectivamente, para 20 de setembro e 11 de outubro na primeira versão do calendário.
No comunicado, a Fórmula 1 explicou que o motivo do cancelamento das corridas do Azerbaijão e de Singapura foi que ambos os países precisariam de um prazo maior para construir seus respectivos circuitos de rua. Já o Japão foi retirado do calendário por conta das suas medidas restritivas de viagens até o presente momento.
A F1 também informou que está confiante em realizar entre 15 e 18 corridas, quando a temporada terminar em Abu Dhabi, em meados de dezembro. Até o momento, a categoria divulgou apenas a primeira parte do seu calendário com oito etapas, sendo a oitava delas o GP de Monza, na Itália, no dia 6 de setembro.
F1 negocia Grande Prêmio em Portugal
Vários circuitos europeus que não estavam originalmente no calendário da F1 parecem querer se arriscar este ano devido ao cancelamento de outros GPs. Mugello, Imola e Hockenheim já haviam registrado interesse, enquanto Hockenheim parece ter sido descartado,.
Em Portugal há coversa com a Liberty Media. O Circuito Internacional do Algarve, perto de Portimão, também está para se tornar disponível e é relatado que as negociações com a F1 estão atualmente em um estágio avançado. Porta-vozes do circuito estão agora informando à ‘Motorsport Week’ que esse é realmente o caso.
“Podemos confirmar que há conversas em andamento com a Fórmula 1 para organizar um evento em nosso circuito este ano. Estamos muito motivados a fazer isso acontecer e acreditamos que tanto nosso circuito quanto nosso país são o local perfeito para uma corrida de F1”.
Foto: Klug Schnacker