Rio Claro, não de hoje, tornou-se um verdadeiro celeiro no que diz respeito à música sertaneja em todas as suas vertentes. São muitos os talentos, sendo que inúmeros já se fizeram presentes nas páginas do Centenário. Neste domingo (29), você, leitor, conhecerá a jovem e talentosa dupla formada por Julia Maria Guardia, de 17 anos, e Beatriz Rossi Bellan, de 16.
Julia e Beatriz são amigas desde a pré-escola. “Começamos a cantar ainda cedo, com cerca de seis anos, no coral da igreja. Com o passar do tempo e incentivo da família, decidimos aprender a tocar violão, com dez anos. E isso fez com que nosso gosto pela música crescesse ainda mais”, salientam.
Ao Centenário, a dupla relata que, devido às suas influências, sempre voltadas ao estilo sertanejo, apaixonaram-se pela viola caipira e passaram a fazer aulas aos 12 anos. “A partir daí, a dupla surgiu naturalmente. Por sermos muito amigas e morarmos muito perto uma da outra, em Ajapi, sempre estávamos juntas e fomos aprendendo e crescendo no novo instrumento”, recordam-se as artistas.
As jovens contam que a dupla se concretizou após se inscreverem em um festival da região, no qual perceberam o amor e a vontade de trilhar o caminho da música. “Foi o que nos motivou a começar com as aulas de canto, aos 13 anos”, revelam Julia e Beatriz.
De acordo com elas, durante esse tempo, o incentivo de suas famílias e amigos foi essencial para que pudessem progredir na carreira. “Foi quando começamos com alguns shows pela região: bares, lanchonetes, restaurantes, participações em rádio e em televisão”, destacam.
As cantoras confidenciam que, neste ano, conseguiram realizar um de seus sonhos: o de participar do primeiro programa em TV aberta de abrangência nacional: o Brasil Caipira, na TV Brasil.
“Hoje, continuamos crescendo nesse meio, ainda com aulas e muito esforço, mas não deixando de lado a escola. Estamos no terceiro ano do ensino médio e pretendemos continuar estudando e cantando, sempre atrás de nosso sonho”, garantem.
No que diz respeito à influência, fazem menção a grandes nomes da música sertaneja, tais como Tião Carreiro, Irmãs Galvão e Milionário e José Rico. “Por isso, gostamos muito do sertanejo raiz, mas cantamos também músicas atuais”, finalizam.