Festa no Maracanã! Com direito a golaço do jovem artilheiro John Kennedy na prorrogação, o Fluminense venceu o Boca Juniors da Argentina, no sábado (4), por 2×1, e sagrou-se pela primeira vez campeão da Copa Libertadores da América. Germán Cano abriu o placar para o Tricolor das Laranjeiras aos 36 minutos de jogo. E a coisa caminhava bem para o Fluzão até que o lateral Advíncula acertou um chute precioso de fora da área, aos 27’ da segunda etapa e deixou tudo igual no placar, para a alegria da imensa torcida do Boca, que compareceu ao estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, para acompanhar a decisão.
Na comemoração do gol que deu o título inédito ao Fluminense, John Kennedy foi festejar com a torcida e acabou expulso de campo pelo árbitro colombiano Wilmar Roldán. Com o empate no tempo normal, o jogo foi para a prorrogação e antes do término dos primeiros quinze minutos do tempo extra, o lateral Fabra, do Boca, também foi expulso, após desferir um tapa na cara do zagueiro Nino do Fluminense.
Ao final do jogo, o técnico Fernando Diniz, do Fluminense, vibrou efusivamente com cada um de seus jogadores. A festa pela conquista começou no Maracanã, e se espalhou pelas ruas do Rio de Janeiro, noite adentro. O capitão tricolor Felipe Melo disse que agora o pensamento está voltado para o Mundial de Clubes que acontece no mês de Dezembro. Pela conquista da Libertadores, o Fluminense receberá prêmio superior a R$90 milhões.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Marcelo Gonçalves