As visitas voltaram a acontecer na Floresta Estadual Edmundo Navarro em Rio Claro, que foi novamente reaberta para o público. Os visitantes podem frequentar o local de terça a domingo das 7 às 16 horas, porém devem fazer agendamento com 24 horas de antecedência pelo site https://ingressosonline.fflorestal.sp.gov.br.
Em Rio Claro, diferente de outros parques estaduais, nunca houve cobrança de ingresso e segue da mesma forma. Basta o visitante entrar no site e adquirir o ingresso, o que permite o controle de acesso. “A capacidade máxima da unidade atualmente, por conta das restrições da Covid, é de 300 pessoas simultaneamente. Ao longo do dia, claro, entram e saem pessoas, que superam esse número”, informou a Fundação Florestal.
A Floresta em Rio Claro bateu o número de 100 mil visitantes no ano todo de 2019.
UM DIA NO PARQUE
Neste domingo (18), ocorre em todos os parques estaduais de São Paulo o programa “Um dia no Parque” que visa a estimular a visitação pública nos parques estaduais de São Paulo. O objetivo é celebrar as unidades de conservação e incentivar a visitação nessas áreas, inspirada na campanha americana National Park Week. Para esta data também deve ocorrer a solicitação do ingresso com antecedência. O evento ocorre presencialmente desde 2018 e já movimentou mais de 80 mil pessoas em parques de todo o país.
A campanha Um Dia no Parque já levou milhares de brasileiros a visitar os parques naturais em todo o país e pretende aumentar o número de frequentadores. Com atividades que ampliam a conscientização para a necessidade de mais áreas protegidas no Brasil e criam uma cultura de conhecimento, visitação, turismo e valorização de parques e reservas, a ação Um Dia No Parque celebra as UCs que ajudam a conservar a rica biodiversidade brasileira. As UCs também oferecem inúmeras opções de lazer e geram benefícios aos visitantes, como melhora da saúde e garantia de bem-estar, além de promover o desenvolvimento econômico regional.
PREVENÇÃO
Os visitantes devem ficar atentos e seguir as medidas preventivas contra a COVID-19 como usar máscara o tempo todo, não fazer aglomeração e levar sua própria água, conforme orientou a Fundação Florestal.
Fotos: Divulgação