A prefeitura de Rio Claro e o governo estadual irão trabalhar juntos para reestruturar a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena).
A parceria, oficializada no mês de maio em documento assinado pelo prefeito Gustavo e por Rodrigo Levkovics, diretor executivo da Fundação Florestal, está saindo do papel. “Os resultados são bastante relevantes. Darão vida nova para nossa floresta e aos setores turístico e ambiental de Rio Claro”, observa o prefeito Gustavo, que destacou o empenho do governo estadual, Gaema e Câmara Municipal para que os investimentos se concretizassem.
A Câmara de Compensação Ambiental da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente aprovou projeto e está destinando R$ 3,2 milhões para investimentos na Feena. O projeto foi elaborado pelo setor de engenharia da Fundação Florestal e prevê investimentos na infraestrutura básica (redes de água, energia elétrica e coletora de esgotos) e adequações e reformas no Museu do Eucalipto, Solar e alojamento.
O Plano de Trabalho do convênio prevê que, pelos próximos cinco anos, serão priorizados alguns programas e seus objetivos específicos, utilizando como base o Plano de Manejo da unidade de conservação. Dentre as iniciativas estão o monitoramento ambiental, atividades de uso público, educação ambiental, manejo florestal e recuperação de ambientes degradados, prevenção e combate a incêndios florestais; proteção e fiscalização; cooperação institucional e relações públicas.
Vários assuntos relativos à Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena) foram discutidos no final de março na capital paulista pelo prefeito Gustavo e o subsecretário de estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Eduardo Trani. As tratativas também tiveram o acompanhamento dos vereadores da Câmara Municipal, da Dra. Alexandra Facciolli Martins – Promotora de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), dos secretários municipais Leandro Geniseli (Meio Ambiente) e Guilherme Pizzirani (Turismo) e Simone Clélia de Freitas, gestora da Feena.
Foto: Divulgação