O Flamengo é campeão da Copa do Brasil pela 5ª vez. O gol do atacante equatoriano Gonçalo Plata aos 36 minutos do segundo tempo, tocando por cobertura na saída do goleiro Everson, calou de vez os mais de 45 mil atleticanos que lotaram as dependências da Arena MRV em Belo Horizonte, no domingo(10), acreditando na virada, uma vez que o Atlético havia perdido o primeiro jogo no Maracanã por 3×1.
No entanto, a Flamengo suportou bem a pressão do Atlético e definiu o jogo no contra-ataque, quando já batia o desespero na equipe atleticana comandada pelo argentino Gabriel Milito.
A renda do jogo ultrapassou os R$10 milhões. E a confusão ao final do jogo, quando torcedores atleticanos invadiram o gramado não apagaram o brilho da quinta conquista rubro-negra, que já havia levantado a taça de campeão da Copa do Brasil nos anos de 1990, 2006, 2013 e 2022.
Agora, o Flamengo volta suas atenções para o Brasileirão, ainda sonhando com a possibilidade, ainda que remota do título. O Atlético, vira a chavinha e só pensa na Copa Libertadores. O Galo disputa contra o Botafogo-RJ, no próximo dia 30, em Buenos Aires-ARG, o título da competição. Se vencer apaga as frustrações da temporada e garante vaga para o Mundial de Clubes da FIFA no próximo ano.
Por Geraldo Costa Jr.