O Diário do Rio Claro dá sequência à série de entrevistas com os secretários municipais. Nesta edição, o secretário de Administração Rogério Marchetti, que esteve visitando as dependências do Diário e falou sobre a atuação frente à secretaria nesses primeiros seis meses de administração.
Marchetti contou que uma das conquistas foi otimizar o uso de carros oficiais, o que resultou em uma economia de R$105 mil em cem dias. “Foi uma ação que fizemos e que trará ainda mais resultados lá na frente, em cem dias economizamos 47 mil litros de combustível, sem contar a economia com a diária de funcionários”, informou o secretário.
Além disso, outra ação foi a recuperação da frota própria, com o intuito de diminuir a quantidade de carros locados. “Fizemos readequações nos veículos da frota própria e tivemos uma redução de 15% nos carros alugados, o que simbolizou uma economia de R$200 mil por ano.”
Outra conquista foi tornar o prédio do Núcleo Administrativo com acessibilidade. “Era um recurso que estava parado há muitos anos, e conseguimos fazer acontecer. Em 100 dias destravamos o processo e o recurso foi liberado para fazer as melhorias”, disse o secretário, que considera a melhoria de suma importância para atender a toda a população, com atenção aos deficientes e idosos.
FUNCIONALISMO
Em atenção ao funcionalismo, Marchetti ressaltou que a Administração vem priorizando os pagamentos antecipados do funcionalismo, além de realizar todos os recolhimentos exigidos. “Essa é uma prioridade do prefeito Gustavo junto ao funcionalismo público, pagar o IPRC corretamente e antecipar os salários. Estamos indo para o sétimo mês com todo o recolhimento necessário junto ao IPRC, o que não acontecia há quatro anos. Apenas ficamos tristes por não poder dar reajuste aos funcionários, porém percebemos que o funcionalismo entendeu que é uma determinação devido à adesão a lei 173, que impede o governo de realizar contratações ou reajustes salariais até o fim do ano”, salientou Marchetti, destacando que o mais importante, que é o recolhimento do imposto para seguridade social está sendo feito. “Se não estancássemos essa dívida, certamente, muitas pessoas não conseguiriam se aposentar, agora estamos trabalhando para resolver as dívidas anteriores.”
REFORMA ADMINISTRATIVA
Outra tarefa árdua sob responsabilidade da secretária, está a proposta da nova Reforma Administrativa. Marchetti conta que esteve à frente dos trabalhos, junto a secretários e juristas para colocar no papel o que realmente é necessário para manter a Prefeitura em funcionamento. “Hoje a Prefeitura se resume aos secretários e funcionários de carreira, porém, temos que lembrar que cerca de 600 funcionários de carreira estão afastados devido à pandemia, seja pela idade ou por comorbidades. Fora isso, outros 400 eventuais que foram desligados por determinação judicial. Precisamos urgentemente dessa reforma”, observa.
O secretário destaca a dificuldade na organização dos serviços, por isso a urgência na aprovação da projeto. “Estudamos muito o impacto financeiro do projeto, tudo sob a supervisão do prefeito Gustavo, elaboramos uma reforma bem enxuta, sem extravagância de comissionados, mas que dê condições de trabalho. Tivemos o acompanhamento de juristas de fora, que se dispuseram a olhar o projeto sem custos para o município, o que é importante ressaltar”, apontou, informando que também foi feita uma análise interna secretaria por secretaria, para verificar a necessidade de cada departamento.
“Nas próximas semanas o projeto da reforma deve subir para a Câmara e temos certeza que os vereadores vão receber com bons olhos, pois não se trata de uma reforma política, mas sim administrativa. Esperamos que os vereadores tenham a sensibilidade de ver que a máquina precisa ser gerenciada e que precisa de gestores”, disse o secretário, que lembra que depois de aprovada, a lei só passa a valer no ano que vem.
EVENTUAIS
O secretário lamentou o rompimento de contrato com desligamento dos 400 funcionários eventuais e ressaltou que a Administração tentou tomar todas as medidas para que fossem mantidos, porém sem sucesso. “Pedimos para que a promotora repensasse a sentença, principalmente, para aguardar o processo seletivo, assim os serviços não seriam prejudicados, mas não fomos ouvidos. Foi um baque muito grande, pois perdemos uma base de funcionários que vai de recepcionista, a cozinheiras, faxineiros, principalmente na educação, que correspondia a 90%. Mas foi uma determinação judicial e o governo do Gustavo é um governo cumpridor de leis, até por ser advogado, Gustavo segue isso a risca, determinou a gente faz.”
Sobre as críticas quanto ao chamamento de pessoas que passaram em concursos que ainda estão em aberto, Marchetti explicou que serão chamados sim, mas com o contrato dentro de um ano como previsto nos contratos temporários, novamente, em razão da Lei 173, que não permite contratação na Prefeitura. “Mas essas pessoas continuam na lista de aprovados do concurso e poderão ser efetivados no próximo ano.”
O processo seletivo para os temporários deve ser concluído em 90 dias para garantir as contratações. Segundo secretário, todo o trâmite será feito sem custos para o município, a partir da empresa Avança São Paulo.
CEMITÉRIO
Também sob responsabilidade da secretaria, está a administração do Cemitério Municipal São João Batista. Com mais de 14 mil túmulos e mais de 100 mil pessoas enterradas, o cemitério segue sendo administrado cumprindo as leis. “Estamos cumprindo o protocolo determinado, conforme medida do Ministério Público, colocando a manta protetora para evitar a contaminação do lençol freático com o necrochorume. Nos últimos, inclusive, foi emitido laudo em que foi liberado”, conclui.
Por Vivian Guilherme / Foto: Diário do Rio Claro