A média de autuações registradas pela fiscalização eletrônica em Rio Claro de janeiro a agosto de 2021 é de 2.800 por mês, informou a prefeitura ao Diário do Rio Claro. Os equipamentos identificam infrações por excesso de velocidade e avanço de sinal.
O município conta com 14 pontos de radares fixos e seis pontos de lombadas eletrônicas. A prefeitura não informou os locais com mais registro das infrações.
Em fevereiro deste ano, a prefeitura de Rio Claro alterou procedimentos da fiscalização de trânsito no município. Ficaram suspensas as autuações relativas ao avanço de sinal vermelho no horário da meia noite às 5 horas. Outra mudança no controle viário foi a retirada dos radares móveis. O município não utiliza mais os dispositivos que eram usados em diversas vias da cidade. Na época, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana informou que o objetivo da retirada de circulação dos radares móveis era dar abordagem mais educativa à fiscalização de trânsito, priorizando a conscientização dos motoristas e garantindo a ampla visibilidade dos dispositivos nos pontos de autuação eletrônica.
Os equipamentos foram instalados em Rio Claro em 2019 com base em critérios que incluem a geografia do local, demanda de veículos, escolas, hospitais e indústrias, dentre outros fatores que podem gerar conflitos e consequentemente acidentes.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação/Arquivo