Depois de um longo período de férias, os estudantes da rede estadual de ensino voltam às aulas nesta segunda-feira (3) quando começa o ano letivo de 2025. O retorno aos bancos escolares acontece para mais de três milhões de aluno no estado de São Paulo, sendo mais de 12 mil em Rio Claro.
A volta às aulas acontece com novidades: a proibição do uso de celular e outros aparelhos eletrônicos pelos estudantes durante o período escolar, incluindo intervalos e recreios. A proibição consta da Lei Estadual nº 18.058, sancionada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, no último dia 6 de dezembro, e Lei Federal nº 15.100, sancionada pelo presidente Lula em 13 de janeiro de 2025.
De acordo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), o uso de celular está proibido em todas as escolas da rede, tanto de ensino fundamental quanto de ensino médio. A pasta orienta as instituições a adotarem “um plano de ação para desencorajar o uso de dispositivos eletrônicos no ambiente escolar e divulguem as novas regras já a partir do primeiro dia de aula”.
Outra novidade é o aumento de 5 minutos nas aulas, que passaram de 45 para 50 minutos cada. Com isso, os alunos terão seis horas de aula por dia, uma a mais que as cinco anteriores. A medida vale para os ensinos fundamental II (6º ao 9º ano) e médio.
Rede municipal
A rede municipal pública de ensino de Rio Claro também inicia o ano letivo nesta segunda-feira (3), mas com atividades somente para a equipe escolar. Os professores realizam reunião pedagógica administrativa em todas as modalidades de ensino: educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para os alunos, a volta às aulas acontece na terça-feira, dia 4, com cronograma especial de atividades para recepcionar os estudantes. As creches realizam no início da manhã, 7h ou 7h30, acolhida às crianças, reunião com os familiares e apresentação da equipe escolar. Nas unidades de pré-escola e ensino fundamental I essa mesma programação será realizada às 7h e às 13h, e na Escola Municipal Agrícola “Eng. Rubens Foot Guimarães”, às 7h30.
Os alunos da EJA I e II terão acolhida e reunião às 19h. A rede municipal promove adaptação dos estudantes do Projeto Integra, cujos pais tenham disponibilidade para acompanhar os filhos. Na quarta-feira, dia 5, haverá duas horas (em cada período) de atividades com os alunos. Na quinta-feira (6), as escolas funcionarão em horário normal, exceto as creches que ainda terão mais um dia de adaptação com horário normalizado a partir de sexta-feira, dia 7.
Por Ednéia Silva / Foto: Agência Brasil