Durante o mês de setembro, a Unesp e a ONG Ecofalante organizam três debates inspirados em filmes que compõem a 9ª Mostra Ecofalante de Cinema, que está em cartaz em formato virtual até o dia 20 de setembro. A curadoria foi feita pela grupo Imago (Laboratório da Imagem Experiência Criação), localizado no câmpus de Rio Claro. Os debates da Mostra Unesp-Imago Ecofalante acontecem nos dias 3, 10 e 17 de setembro, às 18h.
A iniciativa é produto de uma parceria da Universidade com a ONG Ecofalante, que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade e organiza anualmente uma mostra de cinema com filmes que abordam essas temáticas. A parceria inclui, por exemplo, a disponibilização do acervo da ONG para atividades acadêmicas.
A programação da Mostra Unesp-Imago Ecofalante inclui três debates (nos dias 3, 10 e 17 de setembro) sobre filmes escolhidos a partir do acervo da Ecofalante e que integram a programação da 9ª Mostra Ecofalante, que neste ano está sendo realizada em formato virtual. Para o debate foram convidados pesquisadores, profissionais e professores com atuação relacionada à temática da obra em questão. O acesso aos debates será feito por meio do site da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex): https://www2.unesp.br/portal#!/proex.
A programação completa do evento, incluindo as datas de exibição dos filmes, pode ser vista no link: https://www2.unesp.br/portal#!/proex/artes-e-cultura/parcerias/mostra-unesp-imago-ecofalante/.
Essa e outras dicas culturais voltadas para a comunidade unespiana pode ser vista na Agenda Cultural: https://www2.unesp.br/portal#!/proex/artes-e-cultura/agenda-cultural/.
A mostra
A curadoria do evento foi feita pelo Grupo Imago, localizado no câmpus de Rio Claro da Unesp. Para o professor César Donizetti Pereira Leite, um dos membros do grupo, o cinema, entre as diversas manifestações artísticas, tem sido uma das mais potentes em apresentar nossas experiências com o mundo.
“O cinema, para além de retratar situações cotidianas, tem sido um espaço frequente de experiências sensíveis de encontro entre o humano e aquilo que nos toca, ou seja, o cinema carrega com ele a potência de criar em nós uma experiência de pensamento sobre o que vivemos e sentimos”, aponta o professor. O Grupo Imago é composto por pesquisadores de várias universidades do país, cujo principal tema de trabalho é educação e arte.
O docente ressalta que nos últimos meses, a relação do público com o cinema é apenas uma das tantas alterações vividas na pandemia, mas este cenário ainda nos permite a possibilidade de experiências sensíveis, marcadas por necessidades e desejos daquilo que vivemos. “É no cenário de incertezas, medos, questionamentos, mas também de aberturas, reflexões, perspectivas que apresentamos um conjunto de debates que, desejamos, abram um espaço para uma educação de nosso olhar, um olhar mais atento, um olhar povoado pela nossa necessidade de cuidarmos de nós e do outro”, afirma.
PROGRAMAÇÃO
Data: 10/09/2020
Horário: 18h
Acesso: https://www2.unesp.br/portal#!/proex
“Olá I.A.” – Duração: 88’ País: Alemanha Diretor: Isa Willinger
Mistura ao mesmo tempo reveladora e lacônica de ficção científica e documentário, Olá, IA explora o universo eticamente complexo da inteligência artificial. Alternando entre um cientista americano solitário e uma família japonesa em busca de um companheiro para a avó, este drama futurista cheio de humor retrata pessoas em busca de uma conexão humana com os robôs que entraram em suas vidas.
“Bebês do Futuro”– Duração: 92’ País: Aústria Diretor: Maria Arlamovsky
O que começou como uma tentativa de ajudar casais inférteis a terem filhos é hoje um lucrativo negócio de ‘bebês industrializados’. As esperanças e desejos de futuros pais se misturam com pesquisas e uma tecnologia que aperfeiçoa embriões ao selecionar os genes mais desejáveis a dedo. O filme nos leva a pacientes, pesquisadores, doadores de óvulos, mães de aluguel, clínicas e laboratórios, e nos faz perguntar: quão longe queremos ir?
Convidados:
Profa. Dra. Fabiana de Amorim Marcello– Programa de Pós Graduação em Educação UFRGS
Prof. Dr. Antonio Carlos Amorim – Faculdade de Educação UNICAMP
Mediadores:
Ana Brandão Prado: Jornalista e MEstranda em Educação pela Unesp-Rio Claro e Cláudia Seneme do Canto: Professora de Cinema na Unimep-Piracicaba, Doutorando em Educação pela Unesp-Rio Claro, Montadora do Grupo Kino-Olho.
Data: 17/09/2020
Horário: 18h
Acesso: https://www2.unesp.br/portal#!/proex
“Beleza Tôxica” – Duração: 90’ País: Canadá Diretor: Phyllis Ellis.
Para muitos de nós, faz parte da rotina: os cuidados com a higiene e os produtos que usamos diariamente nos colocam em contato com centenas de substâncias químicas. As companhias multi-bilionárias da indústria cosmética nos asseguram que não há razão para se preocupar. No entanto, uma ação judicial coletiva histórica contra a Johnson & Johnson e seu talco para bebês afirma que a multinacional sabia dos ingredientes cancerígenos mas nada fez. Beleza Tóxica é um documentário contundente sobre a falta de regulação da indústria cosmética e sobre o verdadeiro custo da beleza.
Convidados:
Prof. Dr. Pedro Angelo Pagni – Alves Faculdade de Filosofia e Ciências (Câmpus de Marília)
Prof. Dr. Divino José da Silva FCT/UNESP Presidente Prudente
Mediadores:
Roger Miarka: Professor Drº do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro e Jôkasta Bis: Mestranda em Educação Matemática Unesp-Rio Claro.
Foto: Divulgação