O filme “Lugar de Ladson” é um dos selecionados para o disputado Festival Internacional de Curtas de São Paulo. O evento é um dos maiores do mundo na categoria curta-metragem e é uma importante vitrine para novos talentos do cinema contemporâneo. O curta foi escrito e dirigido por Rogério Borges, e produzido pelo Grupo Kino-Olho.
Foram 2.700 filmes inscritos (de 96 países) disputando 20 vagas e o curta gravado em Rio Claro foi um dos selecionados. A obra foi gravada no Jardim das Palmeiras, bairro onde mora o protagonista Ladson Vinicios, que é deficiente visual. “Esse filme é bem diferente dos outros que já fiz. A gente pega elementos reais da vida do Ladson e traz para uma narrativa ficcional, mas com forte amparo na realidade porque são histórias da vida dele”, explica Borges.
Segundo ele, as imagens e o som do filme foram inspirados na escuta realizada durante três anos, de 2018 a 2021. “Tentei entender, na perspectiva do Ladson, como ele ouve e enxerga as coisas”, conta Borges que gravou o filme em 2021.
O protagonista do curta gostou de participar do filme e ter sua vida narrada na tela. “A experiência de gravar o filme foi muito boa porque eu não imaginava gravar, ainda mais sendo ator principal. Gostei demais e se tivesse oportunidade eu gravaria de novo porque foi uma experiência ótima”, afirma Ladson.
Borges conta que o filme foi aprovado pelo Kino-Olho em 2018, mas ainda não possuía recursos para ser gravado. Em 2019, ele procurou Erika Layher para fazer uma parceria na escrita e submissão do projeto no edital ProAC (Produção de Curtas-Metragens). O projeto conquistou o primeiro lugar dentre mais de 500 inscritos no estado de São Paulo.
O curta estava previsto para ser gravado em maio de 2020, mas a gravação foi adiada duas vezes por conta da pandemia de Covid-19. Por isso, o roteiro sofreu modificações para viabilizar a produção da maneira mais simples e compacta possível. Assim, o filme foi gravado em 2021 e finalizado no início de 2022.
Agora, o curta vai estrear no cinema na Mostra Brasil do 33º Festival Internacional de Curtas de São Paulo. A primeira sessão acontece no dia 21 de agosto, às 15 horas, no Centro Cultural de São Paulo. A segunda sessão será exibida no dia 24 de agosto, às 18 horas, no CineSesc. Dos dias 22 a 28 de agosto, o filme fica disponível para todo o mundo na plataforma Sesc Digital (https://sesc.digital/).
“Está sendo muito especial pra gente, e pra família do Ladson, ter o filme selecionado no festival. Essa é a estreia brasileira do filme. A ideia é que ele passe em outros festivais, e estamos tentando a estreia internacional em vários países do mundo”, conta Borges, frisando que toda a equipe está na torcida para que o filme conquiste um prêmio no festival e circule em outros festivais e espaços.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação