Além de ser o único brasileiro em Cannes, de acordo com a seleção oficial do evento para 2020, o rio-clarense João Paulo Miranda Maria também é o único representante do País no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), que acontece de 10 a 19 de setembro.
A 45ª edição do TIFF será adaptada ao momento, com exibições físicas e drive-ins, exibições digitais, tapetes vermelhos virtuais, coletivas de imprensa e palestras sobre o setor. A seleção deste ano compreende uma programação de 50 novos filmes, cinco programas de curtas-metragens, além de palestras interativas, reuniões de elenco de filmes e perguntas e respostas com elenco e cineastas.
Já conhecido no município por seus inúmeros trabalhos no setor cultural e, sobretudo, social com o grupo de cinema Kino-Olho, João Paulo participa pela primeira do TIFF. Nas redes sociais, João Paulo disse que compartilha a notícia com muita felicidade. “É uma grande honra representar a cultura e o cinema brasileiros em um festival tão importante quanto esse. Não vejo a hora de poder mostrar o filme, expor esse conteúdo, que é um trabalho muito pessoal e que revela muito sobre o momento que vivemos, é um cinema para provocar em diferentes aspectos”, declarou o diretor.
Com “Casa de Antiguidades”, Miranda traz uma proposta ousada e que conta com um grande nome do cinema brasileiro: Antonio Pitanga. O ator conquistou a Palma de Ouro, em 1962, com o filme “O Pagador de Promessas”, até hoje o único filme brasileiro a conquistar o prêmio máximo em Cannes.
O enredo do filme traz Cristovam (Antonio Pitanga), um homem negro originário do interior brasileiro, que trabalha em uma fábrica de leite de uma região próspera do Brasil, antiga colônia austríaca. Ele se sente sozinho, marcado pelas diferenças culturais e étnicas. Um dia ele descobre uma casa abandonada cheia de objetos lembrando suas origens. Ele está tomando gradualmente posse da casa. Curiosamente, objetos aparecem lá, sem explicação, como se fosse um lugar “vivo”.
Fotos: Divulgação