Na tarde da última quarta-feira, dia 23, a Patrulha de Proteção Ambiental/Animal da Guarda Civil Municipal de Rio Claro resgatou um filhote de cachorro que havia sido atropelado. A ocorrência se deu por volta das 17h10 no bairro Jardim Santa Maria, quando a equipe da patrulha, em seu habitual patrulhamento pela região, se deparou com o cãozinho, que se arrastava pela rua, visivelmente ferido.
Sem a presença de qualquer tutor nas proximidades ou alguém que pudesse identificar o responsável pelo animal, os agentes da GCM agiram rapidamente e o filhote foi imediatamente transportado ao Canil Municipal de Rio Claro. Lá, ele foi atendido por uma médica veterinária que, após avaliação, administrou os primeiros socorros, medicando o animal e iniciando um tratamento para as lesões causadas pelo acidente.
O resgate emocionou os moradores que, sensibilizados pela situação, expressaram sua gratidão pelo trabalho realizado pela Patrulha Ambiental. “A agilidade e o cuidado no atendimento fizeram toda a diferença para salvar o filhote,” comentou uma moradora da região.
“O caso reforça a importância do trabalho da Patrulha de Proteção Ambiental/Animal em Rio Claro. Criada para atuar em situações como essa, a patrulha trabalha em conjunto com o Canil Municipal, garantindo atendimento emergencial a animais feridos e também o cumprimento de leis de proteção animal”, falou o comandante da GCM, Rodrigo Servidoni.
Até o fechamento desta matéria, o filhote seguia em tratamento e mantido no Canil Municipal até a sua plena recuperação. Posteriormente, ele estará disponível para adoção. O caso também alerta para a necessidade de maior conscientização da população sobre os cuidados com animais domésticos e o perigo de atropelamentos, especialmente em áreas residenciais.
“A Guarda Civil reforça que a população pode e deve acionar as autoridades em casos de atropelamento ou maus-tratos a animais, seja pelo telefone de emergência ou diretamente com o Canil Municipal”, completou o comandante.
Foto: GCM