Durante a semana de pagamento, filas do lado de fora das agências bancárias foram registradas e até mesmo o não cumprimento do distanciamento necessário entre as pessoas para evitar a transmissão do coronavírus. Consultados, tanto Federação Brasileira de Bancos, quanto Sindicato dos Bancários afirmam que dentro das agências todas as medidas exigidas para prevenir a COVID-19 estão sendo aplicadas. “Tem álcool gel nas agências durante o funcionamento do horário bancário e todos os funcionários estão com equipamentos de proteção”, afirmou o Presidente do Sindicato dos Bancários de Rio Claro e Região Reginaldo Breda.
Segundo Breda, nesta semana foi registrado um caso de bancário com exame positivado na agência do Bradesco de Analândia.
Sobre as filas, a Febraban em nota ao Diário do Rio Claro, ressaltou que são organizadas nos ambientes de autoatendimento e, de acordo com a necessidade, também no exterior das agências, para evitar aglomerações. São feitas marcações no piso e nas calçadas para garantir o distanciamento necessário entre as pessoas e, em caso de necessidade, os bancos contam com o apoio do poder público local para orientar os consumidores e prevenir as aglomerações”, ressaltou no comunicado.
A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN informou que todas medidas estão sendo tomadas e orientações são fornecidas aos clientes. Para atender as determinações de isolamento social, preservar a saúde da população e evitar aglomerações nas agências bancárias, a FEBRABAN e seus bancos associados sempre orientam o consumidor a utilizar os canais de atendimento remoto, como mobile, internet banking e call centers, que oferecem praticamente todas as transações financeiras e dispensam o comparecimento dos clientes às agências bancárias, ressaltando ainda que os bancos também têm orientado clientes e usuários, por meio de campanhas, mídias sociais, rádios e carros de som, sobre os horários de funcionamento da agência e a natureza essencial dos serviços ali prestados durante o período de pandemia.
“Há uma demanda por atendimento presencial e os bancos têm acompanhado o movimento diário das agências para, observando as particularidades de cada localidade, adotar uma série de medidas voltadas a organizar filas e evitar a formação de aglomerações. O objetivo é sempre proteger o consumidor nesse momento sensível de pandemia. Evitar a concentração de pessoas é uma das importantes medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades sanitárias. Nas situações excepcionais, em que a presença nas agências se mostrar indispensável, os bancos intensificaram as medidas de higienização de pessoal e das instalações bancárias, incluindo os caixas eletrônicos e estão mantendo as agências bancárias abertas em horários diferenciados com o objetivo de assegurar a prestação de serviços essenciais e proteger a saúde de consumidores e colaboradores.
A Febraban ressalta que, em linha com a preocupação das autoridades locais, o sistema bancário continuará empregando todos os esforços para preservar a saúde de clientes e funcionários e irá colaborar com as autoridades sanitárias, como já vem fazendo ao longo das últimas semanas. As instituições bancárias disponibilizaram a testagem para 100% dos seus empregados, para a realização conforme a ocorrência dos sintomas, evitando assim os testes falso positivos e a contaminação nas clínicas que ministram os exames. Além disso, as maiores instituições financeiras do país colocaram serviços de telemedicina à disposição dos bancários para que possam se prevenir e controlar o surgimento dos sintomas. Tais procedimentos foram tratados em reunião com líderes sindicais bancários de todo o país. A FEBRABAN e seus bancos associados acreditam que, com a colaboração de todos, o país será capaz de enfrentar o avanço do COVID-19 e reduzir seus efeitos negativos sobre a população.
Foto: Divulgação