Dessa vez nada de reclamação nas seções eleitorais. Por ser apenas dois candidatos (presidente e governador) a votação ocorreu de forma mais rápida e quase não gerou filas nas seções eleitorais. “Cheguei e não tinha ninguém na minha seção. Da outra vez esperei mais de uma hora para votar”, conta Maria Aparecida de Oliveira, que vota na Escola Municipal Jardim das Palmeiras – Caic.
Assim como ela, outros eleitores não enfrentaram dificuldades para votar. “Foi bem mais rápido desta vez e não havia aglomeração de pessoas, pelo menos onde voto”, comenta Denis Barbosa.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Paulo Galizia, também ressaltou a redução das filas nas seções eleitorais em todo o estado em relação ao primeiro turno das eleições. “As filas estão bem mais reduzidas, o fluxo de votação está bem mais rápido, pelas medidas que foram tomadas e pelas características desta eleição no segundo turno, com apenas dois cargos em disputa”, afirmou em entrevista na manhã deste domingo (30).
De acordo com ele, a experiência adquirida no primeiro turno, tanto por parte dos eleitores quanto pelos mesários, contribuiu para um fluxo de votação mais veloz. “Tanto o eleitor quanto o mesário já estão treinados. O eleitor às vezes tinha dificuldade de localizar o seu local de votação, agora já vai direto. Tudo que se faz pela segunda vez se dá com uma maior perfeição”, disse.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação