A luta pelo título da Fórmula 1 2025 não será nada simples, já que as equipes enfrentam o dilema entre investir no carro para a nova temporada que começa em março, e o desenvolvimento dos modelos de 2026, que serão totalmente diferentes.
Na última quarta-feira (1º), foi oficialmente liberado o início dos testes de desenvolvimento dos conceitos que serão introduzidos em 2026.
Como parte de um esforço coletivo em 2023, foi acordado que, para evitar uma guerra financeira, as equipes não poderiam fazer testes aerodinâmicos nos novos carros antes de 01 de janeiro de 2025.
Com o fim dessa restrição, elas com certeza não perderão tempo para colocar os primeiros modelos no túnel de vento e começar a entender os segredos dos carros da próxima geração.
Ao mesmo tempo, as equipes precisam se concentrar nos carros de 2025, que serão os últimos sob a regulamentação atual.
Assim, há um dilema entre a quantidade de recursos que desejam dedicar aos carros de 2026, sabendo que também não podem ignorar totalmente os planos para a temporada 2025.
Algumas podem optar por se comprometer mais agora, para obter ganhos de curto prazo, enquanto outras se mostram dispostas a deixar este ano de lado e esperar obter uma vantagem para 2026.
Como disse o chefe da equipe da Ferrari, Fred Vasseur: “Não estamos todos na mesma situação”.
A McLaren, depois de vencer o campeonato de construtores em 2024, mas perder a de pilotos, certamente buscará avançar o máximo possível em 2025. Neil Houldey, diretor técnico de engenharia, disse que “há uma oportunidade de vencer o campeonato este ano e também em 2026. E nós queremos fazer as duas coisas”.
A Red Bull, que teve problemas com o RB20 na segunda metade da temporada 2024, também quer um carro mais potente, que seja “bom em mais de um tipo de pista”, segundo sua equipe de engenharia.
E isso vai ser mesmo necessário, pois mesmo com o contrato de Verstappen tendo uma cláusula de saída por performance até o final de 2028, o pai do piloto, Jos, disse que ele só vai ficar se time brigar pelo título de 2025.
Com a dupla de pilotos mais aguardada do grid, e a aguardada estreia de Lewis Hamilton ao lado de Leclerc, a Ferrari anuncia para este ano uma abordagem extremamente agressiva, com menos de 1% dos componentes sendo aproveitados do carro de 2024.
A Mercedes foi outra que reavaliou seus planos para o carro 2025, diante das dificuldades enfrentadas a partir das férias de agosto do ano passado.
Mas o diretor de engenharia, Andrew Shovlin, adiantou que a equipe deve criar um “primo próximo” do W15, justamente para não gastar muito tempo e dinheiro em um projeto de apenas um ano.
Por outro lado, os times conscientes de que não poderão evoluir o suficiente para brigar pelos títulos na nova temporada, devem se concentrar mesmo em 2026.
E uma delas é justamente a Sauber, de Gabriel Bortoleto, que fechou 2024 em último lugar entre os construtores, e deve aguardar a chegada da Audi no ano que vem para entrar de sola no campeonato.
Por isso os fãs devem ter em mente que o brasileiro não terá um ano de estreia fácil.
De qualquer forma, 2025 promete ser uma das melhores temporadas da Fórmula 1, tanto pela briga entre as quatro maiores, quanto pela volta do Brasil à categoria, e ainda pelas mudanças bastante significativas no grid, com várias transferências e a chegada dos cinco pilotos novatos Andrea Kimi Antonelli, Oliver Bearman, Isack Hadjar e Jack Doohan, além de Bortoleto. E, claro, da estreia de Hamilton na Ferrari.
Por E. Cortez / Foto: FIA/Instagram