A geração de energia, principalmente a partir de combustíveis fósseis, é um dos fatores que contribuem para as mudanças climáticas, segundo relatórios divulgados pelo Painel Intergovernamental para a Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Nesse sentido, para colaborar com a conscientização e formar agentes multiplicadores de ações de combate ao desperdício e garantir o uso racional de energia elétrica, será realizado entre os dias 1º de junho e 30 de setembro de 2021, o Festival Digital “Energia que Fala”, voltado para crianças e adolescentes matriculados no ensino fundamental da rede pública de Joinville (SC), Manaus (AM), Rio Claro (SP) e São Paulo (SP).
Apresentado pela Whirlpool e realizado pela NTICS Projetos, o Festival ocorre em duas etapas. Na primeira, entre os dias 1º de junho e 2 de julho, os estudantes se inscrevem junto com suas famílias e formam equipes para participar de oficinas de comunicação para aprenderem a divulgar boas ações no que se refere ao consumo consciente de energia. Nas quatro cidades, há vagas para 200 famílias, que podem inscrever até cinco integrantes. As inscrições podem ser feitas no link https://forms.gle/fahL9WEJLYa1iKpu7 e a participação é gratuita.
Nas oficinas on-line, as equipes vão aprender como criar blogs, podcasts, como fazer engajamento em redes sociais e usar o teatro para a disseminação de informações. As quatro famílias que cumprirem os desafios propostos e apresentarem os melhores trabalhos ao final de cada oficina serão presenteadas com um tablet. A premiação será definida por uma banca de especialistas.
Feira de Soluções de Eficiência Energética premiará melhores projetos
Já a segunda etapa do Festival Energia que Fala, que ocorre nos meses de agosto e setembro, é marcada pela realização da Feira de Soluções de Eficiência Energética, na qual serão desenvolvidos e apresentados projetos ligados ao tema. Uma banca de especialistas irá julgar os projetos e a melhor iniciativa de cada cidade será premiada com um notebook, totalizando quatro aparelhos presenteados. Nesta etapa, há vagas para sete mil estudantes das quatro cidades. Ao todo, o Festival quer envolver oito mil participantes. Mais informações podem ser acessadas no site https://ntics.com.br/energiaquefala/
A proposta do evento foi elaborada para atender a metas de quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), acordados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e seus países-membros. Entre eles está o ODS 13, que propõe ações contra a mudança global do clima. Os outros são o ODS 4 (Educação de Qualidade), o ODS 7 (Energia Acessível e Limpa) e o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis). “Nossa ideia com esse evento é incentivar crianças e adolescentes a serem multiplicadores de conteúdos e desenvolver medidas que contribuam para o uso de energia limpa e de baixo carbono, em uma tentativa de diminuirmos o impacto do nosso consumo para o bem de todo planeta”, explica a especialista em Inovação e Sustentabilidade da NTICS Projetos, Ana Carolina Xavier.
Foto: Rede Social