“O milho já está maduro / Na palha vai se assando / No São João e São Pedro / A festa de maior brilho / Porque pamonha e canjica / Completam a festa do milho”, cantava o “rei do baião” Luiz Gonzaga, saudando os sabores das tradições alimentares dos festejos juninos.
“Junho, mês de são João, é mês do milho, festival, sonoro, inesquecível, da humilde pipoca ao bolo artístico”. Os versos do historiador e antropólogo potiguar Câmara Cascudo, registrados em 1967 no livro “História da Alimentação no Brasil”, ressaltam a forte ligação das festividades juninas com a celebração da época de colheita do milho no país.
Além do milho assado ou cozido, outras comidas derivadas do grão são servidas durante os festejos juninos. As receitas ganham nomes diferentes de Norte a Sul. O que se conhece como curau no Sudeste, feito do milho verde ralado e espremido, chama-se canjica no Nordeste.
A canjica no Sudeste, por sua vez, é o nome que se dá ao milho seco quebrado e à sua receita mais famosa (cozido com leite e açúcar). De volta ao Nordeste, essa receita adocicada chama-se mungunzá.
Coco e amendoim
Não é somente o milho que reina nesta época do ano. Servido com sal ou açúcar, o amendoim torrado é muito apreciado nas comemorações de junho. Entre as guloseimas feitas com amendoim estão o pé-de-moleque e a paçoca. Para incrementar o sabor, o amendoim também está presente na preparação da canjica (curau ou mungunzá).
Outro ingrediente que pode ser usado em diversos pratos é o coco, que também faz parte das receitas de canjica. O bolo de coco é apreciado em diversas regiões do Brasil.
Milho, coco e amendoim, além de deliciosos, são alimentos muito nutritivos, ricos em ferro, potássio, fibras, sais naturais, óleos, proteínas e açúcares.
Paçoquinha de amendoim com coco

- 500g de amendoim tostado, sem sal e sem casca
- 200g de xilitol
- 50ml de licor de sua preferência
- 100g de coco ralado em flocos grossos
Modo de preparo: Bata o amendoim no processador até virar uma pasta, misture os demais ingredientes e leve ao fogo baixo por uns 5 minutos para dar liga, retire, espere esfriar e faça bolinhas em formato de brigadeiros. Se preferir pode polvilhar com mais coco.
Bolo de fubá com farinha de coco

- 250g de xilitol
- 3 colheres de sopa de leite de coco em pó
- 200ml de água
- 3 ovos
- 1 xícara de chá de farinha de coco
- 1 xícara de chá de fubá
- 3 colheres de sopa de óleo de coco
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes até ficar uma massa homogênea e despeje em uma forma untada com óleo de coco. Leve ao forno a 180 graus, pré-aquecido, por 40 minutos ou até dourar.
Arroz doce com leite de coco em pó

- 1 xícara de arroz integral
- 5 xícaras de água
- 150g de leite de coco em pó
- 200g de xilitol
- 100g de coco ralado em flocos finos
- Canela em pó a gosto
Modo de preparo: Deixe o arroz de molho por 1 hora. Em uma panela dissolva o leite de coco em pó com a água. Acrescente o xilitol, o coco ralado e o arroz (sem a água que deixou de molho) cozinhe em fogo baixo até o arroz ficar cozido. Polvilhe canela em pó ao servir.
Brigadeiro de milho verde no potinho

- 3 espigas de milho verde ralada
- 1 lata de leite condensado
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 2 gemas
- 1 caixa de creme de leite (200g)
- Canela em pó para polvilhar
Modo de preparo: No liquidificador, bata o milho, o leite condensado, o leite, a manteiga e as gemas até homogeneizar. Transfira para uma panela e leve ao fogo médio, mexendo até engrossar. Desligue e misture o creme de leite. Divida ente copinhos transparentes e leve à geladeira por 2 horas. Polvilhe com canela em pó, decore como desejar e sirva.
Caldo de milho com frango
- 3 latas de milho verde com a água
- 1 copo de requeijão cremoso (200g)
- 2 xícaras (chá) de leite
- 1 colher (sopa) de maisena
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 500g de peito de frango em cubos
- Sal, pimenta-do-reino e cebolinha picada a gosto
- Queijo parmesão ralado para polvilhar
Modo de preparo: Bata no liquidificador 2 latas do milho com a água, o requeijão, o leite e a maisena por 4 minutos. Aqueça uma panela com a manteiga, em fogo médio, e frite o frango temperado com sal e pimenta por 5 minutos ou até dourar. Adicione o milho em grãos com a água e refogue por 3 minutos. Junte o creme do liquidificador, acerte o sal e cozinhe até formar um caldo encorpado. Transfira para cumbucas individuais, polvilhe com parmesão, cebolinha e sirva.