A Praça da Liberdade, no coração de Rio Claro, recebe a partir deste sábado (3) a tradicional Festa do Padroeiro São João Batista. O evento celebra os 191 anos da Matriz São João Batista e acontece também nos dias 4, 9, 10, 11, 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de junho, sempre a partir das 19h, com música ao vivo, uma variedade de pratos típicos e muita devoção.
Para o padre Renato Luís Andreatto, as expectativas são as melhores. “Eu acredito que será uma festa de grande proporção, solidariedade e participação. Não é apenas da igreja, é uma festa da nossa cidade e que marca o início da propagação da fé cristã católica apostólica romana. Nossa Matriz se torna a pioneira para alavancar e motivar as demais Paróquias a serem sinal de fraternidade”, afirmou.
Há pouco mais de cinco meses na Paróquia, Padre Renato já descobriu a força solidária da comunidade rio-clarense. “Tenho percebido de forma bastante clara que o povo é sedento de amor, carinho, atenção e por poder partilhar e estar presente. E a paróquia tem esse referencial, onde todos partilham do pouco que tem para muito fazer. É um sinal de verdadeira fraternidade e responsabilidade e a festa leva a consciência de que Deus se faz presente no meio do povo, mas acima de tudo, a fraternidade, a solidariedade e a partilha”, contou o pároco.
Segundo Padre Renato, serão semanas para celebrar e marcar o dia do Padroeiro São João Batista. “Aquele que nos protege, nos ampara e nos auxilia em todos os momentos da nossa caminhada, que nos aponta o caminho que devemos seguir para servir dignamente nosso Senhor Jesus Cristo. E nossa festa demonstra a presença viva e atuante da igreja juntamente ao povo rio-clarense”, disse.
Além dos dias de quermesse, a Festa do Padroeiro terá a Novena de São João Batista, de 15 a 23 de junho – de segunda a quinta, às 19h30, e de sexta a domingo, às 18h. Já o Dia de São João, em 24 de junho, terá a Missa Solene com Padre Renato, a partir das 7h, e a Missa Solene com o Bispo Diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca, a partir das 18h.
Padre Renato Luís Andreatto
Foto: Divulgação