O dia de Santa Clara foi celebrado neste 11 de agosto, data em que se deu início também à mais uma Festa de Santa Clara em Rio Claro. A festividade inclui celebrações e quermesse. Hoje (13), às 18h30 acontece recitação do terço, com missa às 19 horas e na sequencia os visitantes podem aproveitar a quermesse, com cardápio variado e preços acessíveis. No domingo (14) tem missa especial ao Dia dos Pais, às 9h30.
A Capela de Santa Clara fica na Avenida M29, número 408, no Jardim Santa Clara, em frente ao Sesi em Rio Claro.
De acordo com o site da Família Franciscana do Brasil, a igreja celebra a Festa de Santa Clara, uma das santas mais amadas que viveu no século XIII.
Clara de Assis nasceu numa nobre família italiana, na localidade de Assis, em 1194. Desde cedo a jovem mostrou interesse pela vida religiosa, contrariando a vontade de sua família de a ver casada com um homem rico. Quando completou 18 anos, fugiu de casa (e de um casamento arranjado) e foi ao encontro de Francisco de Assis, a procura de uma vida humilde e pobre.Santa Clara também é a padroeira da televisão. Além de seu exemplo de pobreza, era um modelo de confiança em Deus.
Clara de Assis morreu em 11 de agosto de 1253, aos 60 anos, e em homenagem a data de sua morte foi escolhido o dia 11 de agosto como festa litúrgica pela Igreja. A “dama pobre” foi canonizada em 23 de agosto de 1255, pelo Papa Alexandre IV.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação