A comemoração do Ano Novo é uma tradição milenar em todo o mundo – comida, fogos de artifício e reuniões com amigos e familiares são pontos em comum, mas, em última análise, isso varia de acordo com os diferentes calendários, religiões e culturas.
Embora o calendário gregoriano (introduzido pelo cristianismo) tenha ocupado o centro do palco no mundo ocidental, também os calendários lunar e solar também são reconhecidos em algumas celebrações, marcando um momento para fazer um balanço do ano que passou e saudar aquele que se inicia com gratidão e boa vontade.
Confira algumas das maneiras pelas quais o Ano-Novo é celebrado em diversas culturas do planeta.
Ano Novo Gregoriano – 1º de janeiro de 2025
O dia de Ano-Novo marca o primeiro dia do calendário gregoriano, algo com o qual quem vive no ocidente está bastante familiarizado. Anteriormente, porém, o dia 25 de março (nomeado em homenagem ao deus romano da guerra, Marte) era a data do Ano-Novo durante a época romana, antes de ser mudado para janeiro – em homenagem a Janus, o deus romano de todos os começos.
O Ano-Novo tem origem no cristianismo e foi amplamente difundido em todo o mundo, com muitos lugares adotando o calendário gregoriano. Embora seja costume fazer resoluções para novos começos, nos últimos anos a véspera de Ano-Novo assumiu um papel mais central, com fogos de artifício e festas de amigos e familiares para ver o Ano-Novo.
Ano Novo Lunar – 29 de janeiro de 2025
O dia exato do Ano Novo Lunar muda a cada ano – os meses do ano são marcados por ciclos lunares, portanto, o Ano Novo é comemorado na data da primeira lua nova do calendário lunar. Essa comemoração é mais associada ao Ano Novo Chinês no Ocidente, mas é amplamente celebrada no Leste Asiático, com países e culturas tendo seus próprios conjuntos de tradições.
Um ritual comum é usar essa época para se reunir com amigos e familiares, e muitas pessoas viajam para isso nesse período. Fogos de artifício são acesos para afastar espíritos malignos, as casas são arrumadas para marcar o início da primavera e o futuro de um Ano Novo, e uma bandeja de doces (chamada de Bandeja da União) é colocada à disposição dos visitantes da casa, com todos as guloseimas cuidadosamente escolhidas para simbolizar saúde, fortuna e felicidade. Em muitas Chinatowns do mundo, as ruas são fechadas para desfiles e festividades durante esse feriado.
Nowruz – 20 de março de 2025
Iniciado no equinócio da primavera para celebrar o renascimento da natureza, o Nowruz (que significa “novo dia” em farsi) marca o primeiro mês do calendário solar iraniano, caindo aproximadamente em 21 de março de cada ano no calendário gregoriano.
Também conhecido como Ano Novo Iraniano ou Persa, é amplamente comemorado em países da Ásia Central, embora milhões de diásporas em todo o planeta marquem o dia.
Nessa data, poesias são recitadas, fogueiras são acesas e músicas folclóricas tocam para marcar a superação da tristeza e da escuridão, enquanto as casas são limpas para abrir caminho para o futuro. É uma época de reuniões familiares, festas, festivais de rua e esportes, com características que variam de acordo com o local onde é comemorado.
Songkran – 13 a 15 de abril de 2025
Significando “mover” ou “movimento” em sânscrito, o Songkran trabalha com o calendário solar, marcando o movimento do sol de Peixes para Áries no zodíaco. O Songkran é comemorado em toda a Tailândia, com costumes que variam de acordo com a região do país. É um dos eventos mais importantes do calendário budista, com a água em seu centro – o Songkran é considerado espiritualmente purificador e lava a má sorte do ano anterior.
As pessoas mais jovens visitam as gerações mais velhas de suas famílias durante o Ano Novo para derramar água sobre as mãos e os pés dos mais velhos em sinal de respeito, mas o lado mais comercial do festival é quando as pessoas (incluindo muitos turistas) jogam água umas nas outras nas ruas, muitas vezes usando pistolas de água.
Muharram – 26-27 de junho de 2025
O Muharram marca o primeiro mês do calendário islâmico, com o início do ano sendo celebrado no 10º dia do mês (Dia de Ashura). As tradições e os rituais variam de acordo com as duas principais seitas do Islã, xiita e sunita, embora a ênfase principal para a maioria seja a lembrança, a autorreflexão e a expressão de gratidão.
Muitas pessoas em todo o mundo comemoram o período visitando a família, participando de sessões de oração em mesquitas e jejuando no Dia de Ashura ou próximo a ele. Esse Ano Novo é mais um período de reflexão e luto – Muharram significa “proibido”, sendo proibido lutar durante esse mês.
Enkutatash – 11 de setembro de 2025
A data ocorre no dia 1º de Meskerem no calendário etíope (um calendário solar baseado nos calendários egípcio e juliano, que consiste em 12 meses de 30 dias com um 13º mês de cinco ou seis dias), o Enkutatash é comemorado em 11 de setembro no calendário gregoriano.
Com o significado de “presente de joias”, acredita-se que a comemoração remonta a cerca de 3 mil anos atrás, a uma história da Rainha de Sabá voltando para casa depois de uma viagem.
As comemorações do Enkutatash duram cerca de uma semana e são, em sua maioria, centradas na família, com as pessoas viajando para casa para comemorar o Ano Novo juntas com refeições e cerveja. Normalmente, marca o fim da estação chuvosa na Etiópia, quando as margaridas amarelas começam a surgir no campo.
(Para conhecer a fundo: Ano Novo Chinês – os 10 principais dados que você deve saber sobre essa celebração)
Diwali – 20 de outubro de 2025
Uma celebração lunar hindu, o Diwali é um festival de luzes de cinco dias centrado no recomeço. As datas mudam anualmente de acordo com o calendário hindu, geralmente caindo entre meados de outubro e meados de novembro, ocorrendo no Amavasya (Lua Nova), a noite mais escura do calendário hindu.
Há costumes diferentes dependendo do local onde está sendo comemorado, com a reza a vários deuses, mas o tema da luz continua por toda parte.
As pessoas limpam e decoram suas casas para dar as boas-vindas a Lakshmi, a deusa da riqueza, com entradas de areia colorida, pasta de arroz e flores. É uma época para visitar os vizinhos e a família, e o Diwali é comemorado com orações a Lakshmi, refeições e fogos de artifício.
Rosh Hashaná – 22-24 de setembro de 2025
No mês lunar hebraico de Tishrei, o Rosh Hashaná é comemorado no primeiro e no segundo dia como o Ano Novo judaico. Significando “início do ano”, esse é um período de reflexão para expiar qualquer irregularidade cometida durante o ano e perdoar os outros.
Um shofar (trombeta de chifre de carneiro) é tocado antes e durante o Rosh Hashaná, além do final do período, servindo como um chamado para inspirar o exame de consciência e o crescimento para o ano seguinte.
As tradições e os costumes variam de família para família, mas os alimentos simbólicos são um dos pontos centrais dessa época – as sementes de romã, por exemplo, são consumidas para um ano repleto de boas ações. Grande parte do Rosh Hashanah é passada na sinagoga ou em casa. (Fonte: www.nationalgeographicbrasil.com)
Foto: Hossein Fatemi/Panos Pictures/Redux