Após ficar interrompida por dois anos devido à pandemia, a maior festa da região aliada a solidariedade é retomada com a presença de público. A Amici é um evento 100% beneficente com a renda revertida para o GACC – Rio Claro (Grupo de Apoio à Criança com Câncer). “Chama Amici porque um grupo de amigos que teve a ideia de promover o evento, entre eles a princípio, um convidava o outro, faziam a arrecadação de doações em dinheiro para a casa, eles mesmos que se mobilizavam também para fazer a parte de comida e bebidas. No início era uma paella, com o passar dos anos, passamos para este festival gastronômico que é um cardápio mais elaborado com carnes e comidas mais gourmets. Depois vieram as parcerias com os restaurantes para fazerem algum prato da casa e apresentarem no evento. No total são 14 estações gastronômicas, uma grande parte de restaurantes, apresentando o prato carro chefe e com os chefs deles mesmo e outra parte de voluntários que vai estar cozinhando”, explicou Claudia Burçuka, Relações Institucionais do GACC.
A festa chega a sua 9ª edição e a expectativa é receber a média de 1500 convidados que podem adquirir o convite na sede do GACC. Um dos segredos do sucesso da Amici é colaboração de muitos parceiros e apoiadores. De acordo com a Relações Institucionais do GACC, mais de 100 empresas participam da ação deste ano que conta com Open bar, festival gastronômico, Open Food. O local vai contar também com espaço Kids e diversas atrações para os pequenos. Quem anima o evento é a Banda Illusion com um repertório eclético.
Para que todos curtam com o máximo de segurança possível, será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação original contra a COVID-19 (mínimo 2 doses), foto do comprovante ou certificado digital.
O trabalho do Gacc
O Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) tem como presidente o Dr Mauricio Chiodini. Atualmente 87 crianças são atendidas, diagnosticadas com câncer e doenças hematológicas crônicas, sendo de Rio Claro e microrregião, como Santa Gertrudes, Ipeúna, Cordeirópolis, Araras, Ajapi e Corumbataí. “Nosso principal trabalho é levar essas crianças para os Centros Oncológicos Infantis na região, porque Rio Claro não tem, então o principal trabalho é pegar essa criança em casa e garantir que no dia e hora marcados ela esteja no hospital para o procedimento que precisa fazer, isso é em Barretos, Jaú, Campinas, São Paulo, Ribeirão Preto”, explica Claudia Burçuka.
O gasto mensal do GACC com combustível e pedágio gira em torno de 24 mil reais, fora folha de pagamentos, manutenção de carro. “Outro gasto maior é com medicação, porque se a criança não encontra o remédio no sistema público o GACC arca com os custos. Também ajudamos com suplementos alimentares, cestas básicas, leite, exames, próteses, órteses. Fazemos acolhimento para a família num todo, prestando assistência psicossocial, com psicólogos e também atendimento odontológico”, esclarece.
Todo o trabalho realizado 100% oriundo de renda adquirida em eventos e um deles é a Amici. “Além da contribuição da comunidade que ao longo do ano, ajuda comprando uma rifa, algum produto que vendemos, como a paella beneficente que fizemos, em julho vamos fazer feijoada. No final do ano fazemos a rifa “Natal Luz” e assim que mantemos a casa, através dessas ações. São 87 famílias e indiretamente 150 crianças, porque tirando a parte que atuamos com a saúde do assistido, todas as demais ações são voltadas aos irmãos, por exemplo, na Páscoa, Dia das Crianças e Natal”, ressalta Claudia sobre a importância dos eventos e da adesão das pessoas para que o trabalho continue sendo prestado.
Convites
Os convites podem ser adquiridos nesta sexta-feira (1), na sede do GACC que fica na Avenida P17, 253, Vila Paulista, das 8 às 17 horas, não fecha para almoço, ao valor de R$300. No sábado somente venda na portaria do evento no valor de R$350.
A festa Amici acontece neste sábado (2), a partir das 14 horas, na Fazenda Santa Gertrudes.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação