A Ferrari está de volta à categoria principal nas 24h de Le Mans e já à frente do pelotão. No domingo de testes coletivos de preparação para a clássica corrida francesa, o Hypercar 499P #51 ficou com a melhor marca ao fim das seis horas de pista aberta. Antonio Giovinazzi marcou 3min29s504 na segunda sessão, à tarde – James Calado e Alessandro Pier Guidi completam o trio. Mostra da equivalência técnica entre os hypercars e os LMDh, o Porsche 963 LMDh #6 (Kevin Estre / Andre Lotterer / Laurens Vanthoor) fechou o dia com a segunda marca, a 0s144.
Os sete primeiros, aliás, ficaram no mesmo segundo, algo nada desprezível para o traçado de 13.629m. Os tempos ainda não dão uma ideia real do que se verá na qualificação, já que as equipes preferem esconder o jogo para evitar novos ajustes no Balance of Performance.
Mesmo com um problema nos freios na segunda sessão, o Porsche 963 LMDh #75, com Felipe Nasr na tripulação, garantiu a quinta marca (+0s401). O Toyota GR010 Hybrid #7 LMH perdeu boa parte do treino da manhã após uma saída de pista de Mike Conway que exigiu reparos.
Bom desempenho do Vanwall Vandervell 680 LMH #4, com Tristan Vautier no lugar de Jacques Villeneuve, dispensado pelo time – 12ª marca entre os 16 carros da LMH. No Glickenhaus 007 #709, destaque para a presença do mexicano Esteban Gutierrez. O Cadillac V-Series.R #311 da Action Express, de Pipo Derani, fechou a classificação da categoria (+4s491).
Demais categorias
Entre os LMP2, o mais rápido foi justamente o Oreca Gibson #28 da JOTA Sport, com Pietro Fittipaldi, Oliver Rasmussen e David Heinemeier-Hansson (3min35s472). O Alpine A470 (Oreca) Gibson #35, de André Negrão, Olli Caldwell e Memo Rojas ficou com a quarta marca.
Boa parte das atenções estava voltada para o Camaro Next Gen #24 da Nascar Cup Series alinhado pela Hendrick Motorsports na categoria para carros e projetos inovadores. Com o alemão Mike Rockenfeller ao volante, o modelo registrou uma volta em 3min53s761, 2s3 mais rápido que o melhor LM GTE da categoria GTE AM, a Ferrari 488 Evo #66 da JMW Motorsport.
A 488 Evo #57 da Kessel Motorsport fechou os treinos com a terceira marca da GTE AM, conseguida por Daniel Serra.
100 anos de Le Mans
Este ano, a prova é emblemática por completar 100 anos de existência. Em 26 de maio de 1923, 33 carros alinharam para a primeira edição.
A criação de uma nova categoria, a dos Hypercars, atrai grandes nomes do automobilismo, como Porsche, Ferrari, Toyota, Peugeot e Cadillac, em um circuito que já conta com 13.626 quilômetros.
Pela primeira vez, a prova será realizada com lotação máxima, com a previsão de um público de 300 mil espectadores.
A corrida tem início às 11 horas de sábado, 10 de junho, e termina às 11 horas de domingo.
Por E. Cortez / Foto: Instagram