Foi uma vitória espetacular: Felipe Nasr repetiu a dose e venceu pelo segundo ano consecutivo as 24 Horas de Daytona, neste final de semana, na Flórida.
O piloto brasileiro assumiu o volante do Porsche #7 na hora final, rumando para uma vitória sensacional, depois de uma bandeira amarela.
Primeiro, tirou a BMW #24 de Dries Vanthoor da frente. Na sequência, iniciou a pressão sobre o Porsche #6 conduzido por Matt Campbell, e com uma bela ultrapassagem, faltando 23 minutos para o final, venceu a mais tradicional prova do endurance americano, repetindo o feito de 2024.
Esta foi a terceira vitória de Nasr em Daytona. Ele também triunfou pela classe GTD Pro em 2022, também com a Porsche, além da vitória geral em 2024.
O inglês Nick Tandy e o belga Laurens Vanthoor completaram o trio. Ambos jamais tinham vencido na classe principal de Daytona.
O carro-irmão #6, que também teve Mathieu Jaminet e Kévin Estre como pilotos, não conseguiu formar um 1-2 da Porsche, já que acabou superado também pelo #60 da Meyer Shank, com Tom Blomqvist, Scott Dixon, Felix Rosenqvist e Colin Braun.
Felipe Drugovich foi o outro brasileiro na classe GTP, mas viu as chances de vitória acabarem na madrugada de domingo, quando o companheiro de equipe Frederik Vesti bateu o Cadillac #31. Earl Bamber e Jack Aitken completaram o quarteto.
Mais um pódio também para Massa e Fraga
Pela classe LMP2, a vitória ficou nas mãos do #8 da Tower Motorsports, com Sébastien Bourdais, John Farano, Job van Uitert e Sebastián Álvarez. Bourdais estava ao volante nos minutos finais quando Paul-Loup Chatin errou sozinho e acabou com a chance de triunfo do #18 da Era Motorsport.
O segundo lugar na classe foi para o #22 da United Autosports, com James Allen, Dan Goldburg, Paul di Resta e Rasmus Lindh.
Os brasileiros Felipe Fraga e Felipe Massa, com o Riley #74, fecharam o pódio. Josh Burdon e Gar Robinson finalizaram o quarteto.
Pietro Fittipaldi, no #73 da Pratt Miller Motorsports, com James Roe, Callum Illot e Chris Cumming, terminou na 10ª posição na classe.
Já pela GTD Pro, o triunfo foi do Mustang #65 da Multimatic Motorsports, dirigido por Dennis Olsen, Frédéric Vervisch e Christopher Mies.
Augusto Farfus, que formou o esquadrão do BMW da equipe Paul Miller Racing no #48, junto com Dan Harper, Max Hesse e Jesse Krohn, terminou na 12ª posição na classe.
Na GTD, vitória do Corvette #13 da AWA, com Matt Bell, Orey Fidani, Lars Kern e Marvin Kirchhöfer.
A temporada 2025 do IMSA SportsCar tem sequência no dia 15 de março, com as 12 Horas de Sebring, na Flórida.
“Quero vencer várias vezes”, diz Nasr
Atual campeão do IMSA SportsCar pela Porsche Penske Motorsport, Felipe Nasr revela o desejo de se tornar um dos maiores nomes das provas de endurance. Além de Daytona, as 24 Horas de Le Mans e as 1000 Milhas de Sebring são algumas das corridas de longa duração mais famosas do automobilismo, que contam com a participação do piloto brasiliense.
E mais um grande desafio foi vencido no fim de semana, com o segundo título consecutivo no traçado misto de Daytona International Speedway.
No #7 vencedor da Porsche, o brasileiro dividiu o comando do carro com Nick Tandy e Laurens Vanthoor e foi o responsável por conduzir o carro à vitória sensacional. No pódio, celebrou muito a nova conquista e revelou ter até chorado dentro do carro.
“Após a minha saída da Fórmula 1 e a entrada nesse mundo de endurance, eu defini um objetivo muito claro: me tornar o maior vencedor deste tipo de prova no mundo. Não basta só vencer uma vez, eu quero vencer várias vezes”, destaca Nasr.
As 24h de Daytona foram apenas uma das conquistas do brasileiro desde então. Além de conquistar o título do IMSA SportsCar 2024, ele já venceu, por exemplo, as 10 Horas de Atlanta e as 1000 Milhas de Sebring.
Nas 24 Horas de Le Mans, o melhor desempenho foi o quinto lugar na classe LMP2. E o objetivo inclui colocar o Brasil no topo também nessa icônica prova de resistência.
Por E. Cortez / Foto: Instagram