A disputa da 69ª edição das 12 Horas de Sebring, no sábado (20), foi complicada para os pilotos da equipe Whelen Engineering/Action Express. Após dominar os treinos livres e largar da pole position com o brasileiro Pipo Derani, o time enfrentou três incidentes ao longo da corrida e foi obrigado a abandonar após a quebra da caixa de câmbio do #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R
Após a largada, tudo parecia bem para a equipe, com Derani liderando as voltas iniciais. Mas, com apenas 45 minutos de prova, o primeiro dos três incidentes aconteceu.
Nas cinco horas seguintes, o time acelerou forte para tirar a diferença, mas um novo incidente, desta vez com Felipe Nasr tocando o Cadillac #5 na curva 1, fez o carro da Whelen Engineering/Action Express voltar aos boxes para reparos. Nasr ainda sofreu um drive thru pelo incidente. Com isso, o time ficou quatro voltas atrás, restando um pouco mais de quatro horas de disputa.
O terceiro incidente veio quando o britânico Mike Conway estava no carro, faltando duas horas para o final. O carro vinha devagar, até parar na curva 7. Após ser rebocado, o time descobriu a quebra na caixa de câmbio e decidiu abandonar, faltando uma hora para o final da disputa.
“Foi um dia difícil. Agora temos de reagrupar tudo e voltar mais forte como equipe para a próxima corrida”, avaliou Derani.
A terceira etapa da temporada do IMSA WeatherTech SportsCar Championship acontecerá entre os dias 14 e 16 de maio em Mid-Ohio.
Na classe DPI nas 12 Horas de Sebring ficou em primeiro a equipe de T. Vautier / L. Duval / S. Bourdais (Mustang Sampling / JDC-Miller MotorSports Cadillac DPi) 349 voltas em 12:01:01.418
2 #55 O. Jarvis / H. Tincknell / J. Bomarito (Mazda Motorsports Mazda DPi) +1.435 +1.435
3 #60 D. Cameron / O. Pla / J. Montoya (Meyer Shank Racing w/Curb-Agajanian Acura DPi) +2.614
O brasileiro Augusto Farfus conquistou a terceira posição na GTLM, ao lado de Jesse Krohn e John Edwards, no BMW M8 GTE da Rahal Letterman. Com direito a um princípio de incêndio num reabastecimento que tirou do trio a chance de brigar pela vitória. A categoria consagrou o Porsche 911 RSR #79 da Proton/WeatherTech, com Mathieu Jaminet/Matt Campbell/Cooper McNeil.
Por E. Cortez / Foto: Reprodução