Felipe Nasr colocou o Brasil no lugar mais alto do pódio ao vencer neste domingo (28) as 24 Horas de Daytona, prova de abertura da temporada 2024 do IMSA Sportscar.
Dividindo o carro #7 da Porsche/Penske com Dane Cameron, Matt Campbell e Josef Newgarden, ele travou uma disputa das mais duras com a Whelen Cadillac.
O brasileiro conseguiu segurar o ataque de Tom Blomqvist para garantir o primeiro triunfo da marca alemã na prova disputada no Daytona International Speedway desde 2003.
Na classe GTD PRO, outro brasileiro em destaque: Daniel Serra conquistou a vitória. Junto com James Calado e Alessandro Pier Guidi, ele conduziu a Risi Competizione ao triunfo na Flórida.
Jerry Bruckheimer, produtor de cinema responsável por filmes como “Um Tira da Pesada”, “Top Gun”, “Dias de Trovão” e a saga “Piratas do Caribe”, teve a honra de dar a bandeira verde na abertura da maratona norte-americana.
Nos últimos três anos, Helio Castroneves venceu a prova, com as equipes Wayne Taylor e Meyer Shank.
O triunfo é o 11º do País em Daytona, e Nasr se tornou o sétimo a vencer a prova, se juntando a Castroneves, Pipo Derani, Christian Fittipaldi, Tony Kanaan, Oswaldo Negri e Raul Boesel.
Pela LMP2, a Era Motorsport ficou com a vitória com Dwight Merriman, Ryan Dalziel, Connor Zilsch e Christian Rasmussen, que fechou a corrida.
A Crowdstrike, com George Kurtz, Colin Braun, Toby Sowery e Maithe Jakobsen, terminou em segundo, seguido pela equipe dos brasileiros Felipe Fraga e Felipe Massa, com Gar Robinson e Josh Burdon, em terceiro.
Pietro Fittipaldi, que correu pela Inter Europol com Jakub Smichowski, Nick Boulle e Tom Dillmann, foi o quarto colocado.
Outro piloto brasileiro também se destacou e venceu na classe GTD Pro: Daniel Serra, que dividiu a pilotagem de uma Ferrari da Risi Competizione com Davide Rigon, Alessandro Pier Guidi e James Calado. O quarteto chegou a cair para a última posição e teve de cumprir uma punição ao longo da prova, mas se recuperou e terminou a prova com a vitória.
A temporada 2024 da IMSA terá sequência no dia 16 de março, com outra prova clássica do endurance mundial: as 12 Horas de Sebring, também marcada para o estado americano da Flórida.
Por E. Cortez / Foto: Instagram