Da última vez que guiou um Stock Car, em 2018, pouco sobrou: na última temporada, os carros mudaram completamente com a chegada da Toyota para acompanhar a Chevrolet. Assim, Felipe Massa já se prepara para estudar os detalhes do zero, incluindo o encontro com uma ‘sauna’, quando participar da categoria este ano.
Massa vai correr pela Lubrax Podium esta temporada, que tem início em março, e analisou os detalhes que espera encontrar em seu novo carro, partindo para o mundo do turismo após tantos anos em fórmula, em entrevista ao site Grande Prêmio.
“Eu acho que tem muitos detalhes. Para você tirar o melhor, você tem de conhecer o carro. Você tem de saber como frear, como guiar um carro de turismo. A gente viu que de 2019 para 2020 eles fizeram um carro completamente diferente. É um carro em que a temperatura dentro dele aumentou ainda mais”, comentou.
“Vou me acostumar a guiar com 60°C, ou mais que isso, dentro do carro. E nem é pela parte física, essa não me incomoda, já que parei com a F1 mas treino todo dia fisicamente, pois faz parte do que quero para mim na saúde em geral. Mas guiar dentro de uma sauna, praticamente, é algo novo para mim”, avaliou.
“Além do carro em si, Massa enxerga o fim das corridas 2 como algo que vai ser importante para que entenda na chegada à categoria: “Como piloto, acho muito mais legal. O fã está lá para acompanhar o evento. Isso traz uma importância muito grande na minha opinião, como fã.”
“Vai ser uma corrida em que se você estiver bem, tem a chance de estar lá disputando. Se não estiver, não tem. Acaba sendo ainda mais difícil no quesito competitividade.
Com a Stock em terras brasileiras, a rotina do vice-campeão mundial de F1 de 2008 deve ser agitada, pelo menos até o meio do ano.
“Eu continuo como presidente da comissão de kart da FIA este ano e morando em Mônaco até julho. Daí em diante vou mudar para o Brasil. Temos também o Mundial de Kart que será em Birigui, então esse é o ponto em que estou olhando para 2021. Não penso em fazer qualquer outro tipo de corrida nesse momento; vou focar na Stock Car e aprender o mais rápido possível e me dedicar nesse caminho.”
Por E. Cortez / Foto: Rodolfo Buhrer/Lubrax Podium