Começa no dia 8 de abril a Feira de Robótica Virtual com a exposição de 175 protótipos criados pelos alunos da rede pública de ensino de Rio Claro (SP), Manaus (AM) e Joinville (SC) durante o Programa Educativo Cultural Artístico Robótica nas Escolas.
Entre os dias 10 e 24 de março foram realizadas oficinas digitais sobre sucata, reciclagem, física e elétrica. Durante todo o programa, os alunos receberam orientação para a criação de um projeto de robótica que auxiliasse na comunidade onde estão inseridos. Foram mais de 900 crianças atendidas e 900 kits de robótica foram entregues. “Eu fiquei pensando muito e fiz um robô de verdade”, conta Ana Luiza de Aguiar Barbosa, de 8 anos.
Ao final das oficinas, os interessados em participar da Feira de Robótica fizeram a inscrição dos protótipos e os trabalhos estão disponibilizados no site do projeto para visitação: www.ntics.com.br/programaeducativocultural/
Além da exposição, serão escolhidos os três melhores protótipos, um de cada cidade e os vencedores serão premiados com um tablet.
A escolha dos finalistas foi feita por uma banca formada por três profissionais ligados à área de Sustentabilidade e Meio Ambiente e os critérios foram: material de reaproveitamento usado na construção, funcionalidade do protótipo para a comunidade, criatividade e o nome. Os protótipos finalistas estarão disponíveis para votação popular no Instagram @nticsprojetos a partir do dia 07 de abril.
Para definir os vencedores serão consideradas as notas do júri com peso de 80% e a média da nota de votação popular (20%) a qual será calculada pelo número de curtidas no protótipo. Em Rio Claro, a cerimônia de premiação acontece no dia 29 de abril às 15h.
O Programa Educativo Cultural Artístico Robótica nas Escolas é uma realização da Ecotransforma Produções Artísticas, NTICS Projetos, com patrocínio Whirlpool Corporation e apoio da Secretaria da Educação.
Foto: Divulgação