Veganismo é o movimento que combate a exploração dos animais. Seus adeptos – os veganos – são contra ações que se aproveitam e utilizam desses recursos, seja na alimentação, vestuário, produtos cosméticos, de higiene, entre outros. Tal comportamento e postura tem influenciado a sociedade a repensar hábitos de consumo.
Inserida nessa nova realidade, a cidade de Rio Claro recebe no dia 11 de agosto, das 12h às 21h, a edição da Feira Vegana ‘Só tem Alface!’. Em seu terceiro ano e sucesso de público, a proposta é difundir o conceito de veganismo, dando oportunidade para que as pessoas experimentem a sua gastronomia e compartilhem a filosofia.
Em quase dez horas de evento, o público irá conferir palestra, oficina de culinária, boa música, alimentação, conhecer cosméticos não testados em animais e veganos, calçado, vestuário, bolsas, artesanato variado e colaborar com a adoção de animais. De acordo com a organização, cada vez mais o veganismo tem ganhado espaço, principalmente entre os mais jovens.
“Esse movimento tão importante tem forçado grandes empresas a investir nesse segmento para não perder mercado. As pessoas estão se conscientizando sobre direito dos animais, além de todo efeito negativo para saúde e meio ambiente que o consumo de derivados de animais traz”, destaca.
O município será, ainda, beneficiado com a ação principal da feira, que é ajudar entidades protetoras. No evento, será realizada arrecadação de ração, adoção de animais e grupos de proteção da cidade irão vender seus produtos, cuja renda será revertida aos cuidados dos animais. A entrada na Feira Vegana ‘Só tem Alface!’ é gratuita.
A organização é da ‘Univegan – Mas Nem Peixinho?’, em parceria com a Prefeitura de Rio Claro. Além disso, é a oportunidade para que comerciantes e empresários apoiem a causa e demonstrem comprometimento com a causa animal. Interessados podem auxiliar através de investimentos em patrocínio para fazer parte dessa causa e ajudar os animais, mais informações pelo contato: feiraveganarc@gmail.com.