Foi desenvolvida, uma Feira Ambiental, na Escola Municipal Dom Pedro I, no dia 09 de Novembro (manhã e tarde) em que os alunos apresentaram os conteúdos que aprenderam em sala de aula, aos familiares e comunidade escolar, com o objetivo de despertar a temática da responsabilidade com o Meio Ambiente.
A Feira Ambiental englobou diversos assuntos da temática ambiental, e possibilitou práticas concretas de interação dos alunos com a natureza. As professoras desenvolveram aulas práticas e teóricas de Educação Ambiental. Um dos temas abordados foi a Questão da Água, recurso vital e essencial para a existência e permanência dos seres vivos.
A atividade desenvolvida a partir da observação do mapa mundi, das áreas com maior disponibilidade de água no Planeta Terra; experiências com amostras de água dos estados líquido, sólido e gasoso; informações sobre a quantidade de água armazenada no corpo humano, e apresentação de características do habitat dos animais aquáticos, sobretudo os peixes.
Outro tema de importância imprescindível na sociedade atual (consumista e do descartável), foi a Redução, Reutilização e Reciclagem de materiais. Nesta atividade os alunos construíram brinquedos e jogos a partir de materiais e apresentaram a comunidade escolar as formas de manuseio e de jogar e brincar. Esta atividade além de estimular a reutilização de materiais; contribuiu para a aprendizagem de forma lúdica; trabalhou a temática do consumo consciente e estimulou a temática dos 3RS (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
Complementando essa temática, falou-se do Projeto do Óleo, incentivando a prática do reaproveitamento deste material, considerado grande contaminador dos recursos hídricos. O óleo quando despejado nos cursos de água, forma uma película que impede a penetração da luz solar, ocasionando a morte de peixes, algas e todos os animais deste ambiente aquático. Assim faz-se necessário, sensibilização para separação e destino adequado, estimulando a entrega nos pontos de coleta, ou trazer para escola, para que seja encaminhado aos locais corretos.
A observação do processo de germinação das sementes, também foi desenvolvida com os alunos, visando o conhecimento sobre as etapas de crescimento, acompanhando a transformação desde sua formação inicial até a geração de uma nova planta. Também foi evidenciado o tema do uso e conservação do solo, recurso considerado fundamental para a produção de alimentos; fornecimento de matéria-prima; fonte de nutrientes para a fauna e flora; armazenamento; escoamento e filtragem de água; reciclagem da matéria orgânica e formação das paisagens.
Houve o incentivo ao plantio de árvores que trazem inúmeros benefícios como: melhorias nas condições de convivência no ambiente, filtros para a purificação do ar, absorção de ruídos, diminuição do calor, e efeito paisagístico, tudo isso garantindo melhor qualidade de vida à população. Após este trabalho as crianças distribuíram mudas de árvores aos familiares para posterior plantio em suas residências.
Em consonância com o tema de reciclagem e arborização, foi abordado a reciclagem do papel, conhecimento de métodos de transformação em novo papel, e o incentivo ao uso de papel do tipo reciclado nos materiais escolares.
Uma última atividade foi o desenvolvimento por uma turma de alunos, de uma pesquisa cultura com familiares, sobre as ervas medicinais, e o cultivo destas nas residências. A partir disso foi exposta a importância e as propriedades medicinais da Hortelã, Cidreira, Alecrim e Erva Doce. Ao final organizado e montado um canteiro de Hortelã e Alecrim na horta da escola, e plantio individual em potes destas para os alunos plantarem em suas residências.
Assim, durante a feira, os alunos apresentaram práticas e conhecimentos em prol do meio ambiente aos familiares, sendo que estas relataram a importância de mudar atitudes e posturas frente a esta temática. Portanto o evento pode mostrar ao público que somente a educação, será capaz de gerar conscientização, para vivermos irmanados com o Meio Ambiente, garantindo um equilíbrio sustentável as futuras gerações.
Por Eder Varussa