Vários assuntos relativos à Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena) foram discutidos na quarta-feira (30) na capital paulista pelo prefeito Gustavo e o subsecretário de estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Eduardo Trani.
“Nosso governo tem total interesse em participar ativamente de ações que levem melhorias e ampliem o alcance dos benefícios que a Feena oferece à população”, comenta Gustavo, ressaltando a importância da área no contexto histórico, cultural e ambiental de Rio Claro.
A reunião, que contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Geniselli, e de representantes do Gaema-MP e gestores da Feena e Fundação Florestal, foi realizada no momento em que a prefeitura e a Fundação Florestal articulam assinatura de novo convênio para desenvolvimento de ações em prol da Feena. O documento está tramitando na Câmara de Vereadores e, se aprovado, terá validade de cinco anos.
A proposta inclui plano de trabalho que prevê ações de estímulo a pesquisas e de monitoramento ambiental, programa para ampliar a presença da população na floresta, com eventos e outras atividades de recreação e lazer, projetos de educação ambiental, manejo florestal e recuperação de ambientes degradados, manejo da fauna, combate a incêndios florestais, entre outras.
Outro tema discutido foi a elaboração de plano de trabalho voltado à captação de recursos na Câmara de Compensação Ambiental em prol da Feena. “Esse dinheiro seria investido em estrutura e infraestrutura da floresta estadual, como em água e esgoto”, explica o secretário de Meio Ambiente de Rio Claro, Leandro Geniselli.
A reunião discutiu, ainda, o término do levantamento topográfico que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente realiza para definir com exatidão os limites da Feena, trabalho que, quando concluído, trará desdobramentos positivos para o município.
A conversa também abordou assuntos como a permissão de uso de áreas da Feena por outros estabelecimentos. A ideia, que está em estágio inicial de discussão, é ampliar o prazo de cinco para dez anos, com o objetivo de tornar a concessão mais atraente ao setor privado.
Também participaram da reunião os secretários municipais Guilherme Pizzirani (Turismo), Tu Reginatto (Governo) e Rogério Machetti (Administração), e os vereadores Carol Gomes e Julinho Lopes.
Foto: Divulgação