A partir do próximo mês devem acontecer as novas reuniões setoriais para debater as permissões de uso do espaço da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena), em Rio Claro. Segundo a vereadora Carol Gomes (PSDB), que acompanha o projeto junto ao Governo do Estado, no ano passado já foram realizadas reuniões setoriais de esporte e alimentos orgânicos, as próximas devem contemplar o setor hoteleiro e o comércio, em uma reunião com a Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc).
A vereadora explica que as reuniões acontecem com todos os setores que manifestaram interesse na primeira sondagem de mercado, realizada em agosto do ano passado. “Serão chamados todos que tiveram interesse em explorar a Feena e depois de ouvir as propostas, então será avaliado quem vai querer entrar com recursos e investimentos”, apontou a parlamentar, que ressaltou que as permissões de uso sairão ainda neste ano. “O Governo do Estado está com muita boa vontade, os representantes estão vindo a Rio Claro a todo momento e aceitando o diálogo para fazer acontecer ainda em 2020.”
SETOR HOTELEIRO
Um dos setores que devem ser contemplados com a exploração é o hoteleiro. Para Carol Gomes, este ramo de atividade é o mais vantajoso, mas também o mais difícil, visto que, exige um investimento maior para a recuperação dos prédios. De acordo com a vereadora, até o momento são debatidas duas propostas, uma na qual o Estado realiza as melhorias nos prédios e a iniciativa privada paga impostos e taxas para funcionamento e outra na qual o setor privado realiza as melhorias e obtém abatimento em taxas.
SONDAGEM DE MERCADO
A Fundação Florestal, órgão vinculado à secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, informou ao Diário do Rio Claro, em agosto do ano passado, que o chamamento público para empresas ocuparem de forma sustentável a Feena deve acontecer a partir de 2020. “A Fundação Florestal acredita que tanto as avaliações, o chamamento público e as adequações estruturais devem acontecer a partir de 2020”, declarou.
A assessoria acrescentou que o órgão está satisfeito com a resposta do empresariado no primeiro encontro da Sondagem de Mercado que aconteceu no ano passado. “O número de participantes na reunião surpreendeu positivamente não apenas pela adesão de boa parte da comunidade empresarial da cidade e da região, como pelo interesse e desejo em participar do processo.
Compareceram investidores e empresários de diferentes segmentos de atividades e essa diversidade é importante na medida em que poderemos atender a diferentes demandas da comunidade. Houve uma integração entre os objetivos de mercado da Fundação Florestal e as oportunidades esperadas pelos participantes”, enfatiza a nota.
Foto:Diário do Rio Claro