Chega final de ano e cresce a expectativa dos torcedores dos clubes do interior para o início das divisões de acesso, promovidas pela Federação Paulista de Futebol, que em 2024 terá como novidade, a Série A4, formada por equipes remanescentes da antiga “Bezinha” ou Segunda Divisão.
A Série A2, no entanto, merece atenção especial, porque dela fazem parte as equipes locais de AE Velo Clube e Rio Claro FC, garantia de que, em 2024, teremos novamente o tradicional dérbi entre os rivais, que movimenta a cidade de Rio Claro.
Já se sabe de antemão, que o dérbi rioclarense será disputado no estádio Benitão. Em assim sendo, o Velo realizará na primeira fase da disputa 8 jogos em casa e 7 deles fora. O Rio Claro, ao contrário fará 7 jogos em casa e 8 fora, o que, na prática, vale dizer que serão 8 jogos em nossa cidade, porque um deles será justamente contra o Velo Clube.
Na primeira fase da competição, as equipes, em um total de 16, jogam entre si em turno único, classificando-se à fase seguinte as 8 melhores, sendo que as 2 últimas serão rebaixadas à Série A3.
O Campeonato Paulista da Série A2, conforme anunciado pela Federação Paulista de Futebol começa no dia 17 de Janeiro e, por essa razão, a tabela de jogos deve ser anunciada nesta sexta-feira (17), ou seja, 60 dias antes do início da competição, conforme determina o Estatuto do Torcedor.
A diretoria velista marcou para o dia 27 deste mês, a apresentação do elenco e comissão técnica, novamente comandados pelo experiente Fahel Jr. que realizou bom trabalho em 2022 levando o Velo Clube às quartas de final.
Em relação ao Rio Claro FC, que estará sob a direção técnica de Edson Vieira, a apresentação oficial está marcada para o dia 28, também deste mês. O Azulão promete vir forte para tentar o acesso à divisão de elite do futebol paulista, a qual já disputou por 7 vezes.
Em sequência à apresentação dos jogadores, estão previstos exames médicos e avaliações físicas, para, depois, terem início os treinamentos com bola e a realização de jogos-treinos, quando será demonstrado o potencial das equipes locais para disputa da Série A2 em 2024. Os torcedores de Velo e Rio Claro aguardam com expectativa.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Carol Custanari