A situação dos pilotos russos, incluindo Nikita Mazepin na F1, está cada vez mais incerta em 2022. Nesta segunda-feira (28), a Federação de Automobilismo da Ucrânia pediu para que a FIA banisse os competidores da Rússia e Bielorrússia das competições por conta da situação no país.
Na última semana, a invasão da nação liderada por Vladimir Putin tem levantado sanções ao redor do mundo, além de medidas nas mais diversas esferas. A categoria, por exemplo, suspendeu a realização do GP da Rússia de setembro.
Outras implicações também foram tomadas e a Haas é o maior exemplo, pois apesar de norte-americana, a equipe tem a Uralkali, empresa russa trazida pelo também russo Mazepin, como patrocinadora-máster. Entretanto, na pré-temporada em Barcelona, tirou qualquer menção à apoiadora tanto dos carros quanto do motorhome.
FIA pode já ter encontrado substituto para o GP da Rússia de Fórmula1
A FIA decidiu na semana passada cancelar o GP da Rússia desta temporada, devido à invasão russa na Ucrânia. Parece não ser um problema para a organização encontrar outro circuito, segundo o CM Jornal.
Portimão adoraria receber a categoria de volta a Portugal. O diretor do Autódromo Internacional do Algarve, como é chamado o circuito, está discutindo as possibilidades com a FIA, e há boas chances de que as negociações sejam positivas.
Em princípio, além de Portugal, apenas a Turquia e a Alemanha ainda estão na disputa para substituir a Rússia. Ambos os países também adorariam receber a Fórmula 1 em 25 de setembro para o 17º GP da temporada, mas aparentemente com menos chances do que Portugal.
Pré-temporada da F1 em Barcelona
Encerrados os três primeiros dias de testes de pré-temporada da Fórmula 1, em Barcelona, a Ferrari foi o time que mais completou voltas, com 439 ao longo dos três dias, vindo a seguir a Ferrari: 439; Mercedes: 393; McLaren: 365; Red Bull: 358; Williams: 347; AlphaTauri: 308; Aston Martin: 296; Alpine: 264; Alfa Romeo: 175 e Haas: 160.
Os três dias de testes mostraram um inesperado equilíbrio de forças. A McLaren foi a mais rápida do primeiro dia, a Ferrari foi a mais rápida no segundo e a Mercedes foi a mais rápida no terceiro. No fim, considerados os tempos dos três dias, a Mercedes acabou marcando as melhores voltas.
Pilotos retornam à pista no Bahrein para mais três dias de pré-temporada a partir de 10 de março.
Por E. Cortez / Foto: Instagram