Rio Claro retrocedeu na flexibilização das atividades comerciais e desde quinta-feira (25) podem funcionar apenas os estabelecimentos e serviços essenciais. A medida foi baseada em critérios técnicos que apontaram agravamento na situação da pandemia no município. Em live realizada nessa quinta-feira (25), o prefeito João Teixeira Junior informou que 80 estabelecimentos foram fiscalizados e dois tiveram o alvará cassado.
“Peço a compreensão de nossos comerciantes neste momento, mas continuaremos a fiscalização e, no caso de reincidência, iremos cassar o alvará”, declarou o prefeito, que informou ainda que a possibilidade de ‘lockdown’ não é descartada. Segundo o prefeito, o assunto vem sendo discutido regionalmente, devido ao aumento no número de casos de coronavírus na região nos últimos dias.
Mesmo com fechamento do comércio prefeitura não altera ônibus circulares
Mesmo com a necessidade de fechamento da maioria dos estabelecimentos comerciais em Rio Claro, em princípio pelos próximos dez dias a partir de quinta-feira (25), o transporte coletivo urbano circular não tem mudanças no município. “Estamos analisando cada setor e, por enquanto, manteremos os ônibus circulando da mesma maneira que nos últimos dias”, explica o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho.
O secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, reforça que as análises são feitas diariamente, em cada linha que está em operação. “Se houver qualquer necessidade de mudança, providenciaremos alterações”, observa.
Desde a semana passada, cinco linhas do sistema de transporte coletivo de Rio Claro têm dois veículos circulando nos horários de pico. A medida foi tomada para evitar aglomerações e reduzir riscos de contágio pelo novo coronavírus. As alterações no transporte coletivo devido à pandemia começaram em março, quando o serviço passou a operar com 30% da frota.
Já o recuo na abertura gradual do comércio, determinado nesta semana pelo governo municipal, teve como base o aumento de casos de Covid-19 em Rio Claro. Em princípio, o fechamento da maioria dos estabelecimentos comerciais está previsto para dez dias. Novas determinações serão comunicadas com base em análises feitas nesse período.
Área azul continua funcionando mesmo com fechamento do comércio
A área azul continua funcionando em Rio Claro mesmo com o fechamento da maioria das atividades comerciais no município, a partir de quinta-feira (25).
“Renovamos a recomendação para que as pessoas permaneçam em casa, mas quem precisar ir de carro até o Centro deve ficar atento à área azul, que continua operando”, comenta o prefeito João Teixeira Junior.
Devido ao aumento de casos de Covid-19 no município, a prefeitura interrompeu nesta semana a reabertura gradual do comércio e determinou que apenas os estabelecimentos ligados a serviços essenciais podem permanecer abertos. Em princípio, essa nova etapa de prevenção está prevista para dez dias.
“Estamos tomando essas medidas a partir de critérios técnicos e sempre dando prioridade à saúde da população”, comenta o prefeito Juninho. “Com base nessas análises decidimos que, por enquanto, a área azul permanece ativa”, reforça.
Foto: Divulgação