Sofrimento com data marcada para acabar. Após muitos anos, moradores do bairro Recanto Paraíso falam do alívio que sentem ao acompanhar a etapa final da obra de pavimentação asfáltica em execução no bairro. A melhoria ocorre por meio da articulação política do presidente da Câmara Municipal, José Pereira dos Santos que possibilitou a liberação de R$ 372,8 mil do governo federal através da emenda parlamentar assinada pelo deputado Paulo Freire.
O serviço foi feito por etapas. Com esse recurso, explica José Pereira, além da pavimentação asfáltica a empresa Bernadi Empreendimentos e Soluções, responsável pelo trabalho, está implantando a microdrenagem de galeria de águas pluviais e calçadas.
Na tarde da última quarta-feira (03), Pereira esteve no bairro onde acompanhou os trabalhos que estavam concentrados no cruzamento da Rua 20 com a Avenida 70. “A vida pública só se justifica com melhorias deste tipo. O povo precisa ser ouvido e atendido. O município não dispõe de recursos para dar conta de toda a demanda do município. Daí a importância dos vereadores buscarem apoio da Câmara Federal e na Assembleia Legislativa (Alesp) para que a cidade possa ser contemplada com emendas”, comentou o presidente da Câmara. “Agradeço mais uma vez o deputado Paulo Freire que sempre teve olhar atento às necessidades de Rio Claro”, completou o vereador.
A obra repercute no bairro. O morador Sérgio Rodrigues explica que nos dias quentes, como ocorre nesta semana, a poeira era insuportável. “A gente não conseguia respirar. Dava dó principalmente das crianças e dos idosos”, assinalou.
Valdemar Marques da Silva cita que o consumo de água era elevado. “Não tínhamos outra alternativa. A poeira tomava conta de tudo”, frisou o morador ao lembrar que o vereador Pereira acompanha há anos o drama vivido no bairro.
Américo Vantini recorda-se da dificuldade de circular pelo bairro. “As ruas eram tomadas por buracos, pedras soltas, uma dificuldade grande”, pontuou. Para Josiel Berto a maior dificuldade ocorria nos dias de chuva. “A lama tomava conta de tudo. Trabalhadores e estudantes sofriam para chegar nos seus destinos”, completou.
Foto: Divulgação