A grupo da Fanfarra do Instituto Tatu Bola se apresentou no sábado, às 14h, na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena), dentro da programação da Semana de Meio Ambiente da Prefeitura de Rio Claro. A fanfarra tem apoio da Sustentare Saneamento, por meio da lei de incentivo do ISS. Atualmente, seis escolas participam da iniciativa e um Caps (Centro de Apoio Psicossocial) de Rio Claro. Os estudantes têm aulas semanais em suas próprias unidades.
O projeto fanfarra do Instituto atende mais de 300 crianças em diversas escolas de Rio Claro, tendo como professor Thierrys Luis Roberto que também é mestre de bateria da Escola de Samba Grasifs Voz do Morro, a última campeã do Carnaval de rua de Rio Claro.
No projeto de incentivo à formação de fanfarras, Thierrys desenvolve instrumentos com galões de água usados de 20 litros, que foram descartados pelo tempo de validade. Também são reutilizados tambores de madeira e papelão para resolver a falta de instrumentos de forma criativa e incentivar à musicalidade.
O mestre Thierrys transformou os galões usados em surdos, porque cada instrumento custa, aproximadamente, R$ 300 e seriam necessários R$ 30 mil em investimentos para comprar todos os instrumentos necessários para os grupos. “O galão substitui o surdo e tem uma sonoridade muito similar, além disso, tem outros benefícios: é sustentável e mais leve para as crianças”, disse Thierrys.
Eric Arthur Romualdo, o Tatu, disse que a fanfarra é um projeto que atrai muito a atenção das crianças e adolescentes. O trabalho foi iniciado na sede do Instituto, mas foi transferido para as escolas, por causa do barulho e da proximidade com uma unidade de saúde,
O projeto é desenvolvido com apoio da Sustentare Saneamento, empresa que administra o Aterro de Rio Claro e realiza a coleta de lixo domiciliar. O gerente Luiz Felippe Dias Pereira disse que “a fanfarra é um trabalho sociocultural que desperta as crianças e jovens para se desenvolverem musicalmente e promove convivência sadia e produtiva”.
Estande: A Sustentare também apoiou as outras atividades da Semana e montou um estande no pátio da Feena, onde demonstrou os serviços prestados em Rio Claro e distribuiu informativos de educação ambiental e bombons com mensagens sobre a importância do meio ambiente saudável.
Foto: Divulgação