A tarifa social do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro pode ser solicitada por famílias em situação de vulnerabilidade social. Para isso, é necessário que o usuário tenha renda per capita de até meio salário-mínimo e seja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O benefício também se enquadra para o usuário que pertence a família que tenha, entre seus membros, pessoa com deficiência ou idosa com 65 anos ou mais, que comprove não possuir meios de suprir a própria manutenção.
Atualmente, são mais de 300 famílias beneficiadas com desconto de 50% na conta de água e esgoto com consumo mínimo na tarifa residencial. A tarifa social pode ser solicitada no atendimento do Daae, na Avenida 8A, 360, no bairro Cidade Nova, de segunda à sexta, das 8 às 15h30. Logo em seguida, o usuário é encaminhado para o setor da tarifa social, onde passa pela triagem.
É preciso estar munido dos documentos: cópias do RG e CPF, comprovante da fatura de água e esgoto, e cópia do CadÚnico de todos que residem no imóvel. Em caso de imóvel alugado, é necessário também apresentar contrato de aluguel, com firma reconhecida em cartório.
O benefício tem duração de 12 meses e a renovação deve ser solicitada ao Daae no último mês desse período. O não recadastramento implicará no cancelamento automático do benefício. O usuário perderá o benefício caso seja detectado e comprovado qualquer irregularidade ou violação na ligação de água do imóvel.
Foto: Divulgação/Daae