A paciente de 85 anos com problemas renais está internada há uma semana na UPA da 29 e precisa de uma transferência para hospital especializado para o tratamento que necessita. Porém a vaga ainda não havia sido disponibilizada.
Preocupados com o estado de saúde, familiares questionaram a espera. “Fez uma semana ontem (4), questionamos várias pessoas e ainda nada. Está sofrendo de dor, tem problema no rim. No fim de semana as dores estavam fortes, só na madrugada de domingo deram morfina para passar a dor. É lamentável. Teve um dia que ela precisou de uma medicação e falaram que só tinha na Santa Casa, pensamos até fazer vaquinha, mas não podia”, disse o vigilante Natalino Buccioli, filho da paciente.
PREFEITURA
O Diário do Rio Claro questionou o setor de saúde que informou que o município já havia feito a solicitação e também aguardava liberação do estado e que a internação ocorreria onde a vaga for disponibilizada, podendo ser inclusive na Santa Casa de Rio Claro ou outras cidades. “Por meio do sistema Cross, gerenciado pelo governo estadual, a Secretaria de Saúde solicitou vaga de internação para a paciente, porém, até o momento não houve liberação de leito. Enquanto aguarda a transferência, a paciente recebe todos os cuidados necessários na unidade de pronto atendimento, com a assistência de equipe médica e de enfermagem. A paciente em nenhum momento ficou sem suporte de medicamento, já que, estão sendo administrados todos os medicamentos prescritos pelos médicos da UPA”, emitiu em nota
O filho da paciente recebeu informação de que a transferência já estava marcada, mas ainda não tinha sido informado para qual cidade. Até o fechamento desta edição, a paciente ainda não havia sido transferida.