Familiares do professor doutor Antônio Christofoletti entregaram ontem ao Diário do Rio Claro o troféu “Oui de Ouro” pelo Mérito Científico conferido em 1977 pela publicação ao grande mestre geógrafo rio-clarense, falecido em 1999.
Idealizado na época pelo então consagrado colunista social de Rio Claro Marcos Vinícius Amato, o “MV”, que faleceu no ano passado, o troféu volta para o jornal, que será uma espécie de guardião da láurea, por decisão dos filhos do ‘professor Toninho’, Anderson Luis Hebling Christofoletti e Eduardo Hebling Christofoletti.
“Esse troféu está conosco há tantos anos, e eu estou de mudança e pensei que faria mais sentido que o jornal o guardasse, como uma relíquia, uma lembrança. Nós agradecemos imensamente pela homenagem, e hoje o devolvemos para que não se perca na memória, para que fique como uma lembrança do nosso pai”, disse Anderson, que também é professor.
O geógrafo rio-clarense Antônio Christofoletti até hoje é uma referência em suas áreas de pesquisa, tendo sido, entre outras atribuições, diretor do IGCE (Instituto de Geociências e Ciências Exatas) da Unesp, coordenador de diversas revistas científicas e responsável pelos informativos Notícias Geomorfológicas, Revista Geografia, da própria universidade, além de ter sido responsável pela publicação do Boletim de Geografia Teorética.
Ao longo da carreira acadêmica, o professor Toninho foi agraciado com diversos prêmios e reconhecimentos vindos de instituições do Brasil e de diversos outros países.
Consultora de Negócios do Diário do Rio Claro, Renata Tesch Fantin, hoje à frente do Departamento Comercial do jornal e da Rádio 95.1 FM, além de coordenadora geral do Diário do Rio Claro, recebeu o troféu das mãos de Anderson e agradeceu a confiança da família.
“Com o mesmo respeito e admiração que o colunista Marcos Vinícius e o jornal entregaram esse troféu ao professor Toninho, nós o recebemos de volta, agora, ainda mais engrandecido pela imensa importância que esse rio-clarense teve nos âmbitos educacional e científico. Vamos guardá-lo como um verdadeiro tesouro”, disse ela, em nome da direção e funcionários do jornal.
Foto: Hércules Marcos/Diário do Rio Claro