Todo amor e entrega de quem cuidou de tantas pessoas, seja na profissão como, ou na vida pessoal é revertido para ele, o Dr. Plínio Campos Nogueira com 99 anos tem bem próximo os seus familiares, o que ele destaca como o seu bem maior. Dr. Plínio Campos Nogueira com a esposa Maria Ângela (in memoria), teve cinco filhos, sendo quatro homens e uma mulher, a Lúcia Monteiro de Campos Nogueira que está diariamente ao lado do pai, que mesmo com a idade, está lúcido e recorda boas lembranças com os netos ainda pequenos. Avô de oito netos e com quatro bisnetos, Dr. Plínio fica feliz com sua trajetória e por continuar levando bons ensinamentos. “Minha relação com meus netos é muito boa. Já passamos muitas férias na fazenda, andávamos a cavalo. Essa relação é maravilhosa”, relata Dr. Plínio.

E aquela velha frase de que ser avós é ser pai ou mãe duas vezes e que ai sim é o momento de aproveitar mais, se concretiza com o relato da filha. “Meu pai é um avô sensacional, como pai, ele era cirurgião pediátrico em São Paulo e trabalhava 24 por dia, mas como avô ele já estava aqui em Rio Claro, então era na fazenda, andava a cavalo, ia no pé de jabuticaba, ia ver tirar leite, tomar leite ali no “pé da vaca. Isso foi muito bom para o crescimento dos netos. Dois netos do meu pai, inclusive moraram aqui com ele, há uns dois anos. E agora meu filho, o Gustavo, fica aqui a noite com meu pai, ele tem autonomia total de vida, não precisa de quase nada, mas a gente acompanha, ele vai fazer 100 anos em outubro e meu filho dorme aqui para ele ter um pouquinho mais de tranquilidade e nós também, porque para nós é muito bom saber que tem uma pessoa da família com ele”, conta Lúcia que ri ao falar para o pai. “Neto pode fazer tudo e a gente não podia fazer nada”.

O avô não deixa de expressar o seu desejo. “Eu quero que meus netos sejam pessoas boas, isso inclui uma porção de coisas que cada um pode desenvolver, como ser feliz, cuidar da natureza, respeitar as pessoas, ser honesto, amar os pais. Meus netos e bisnetos me dão muito prazer, me fazem pensar e acreditar que minha vida tem valor” conta emocionado.
Dr. Plínio Campos Nogueira foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica criada em 30 de janeiro de 1964 e construiu uma longa história na Medicina.
Dr. Plínio.

“Meus netos e bisnetos me dão muito prazer, me fazem pensar e acreditar que minha vida tem valor” conta emocionado Dr. Plínio.

Por Janaina Moro / Foto: Divulgação