Mais uma vez os moradores do Jardim das Nações 2 foram surpreendidos e ficaram sem água durante o domingo.
A doméstica Eva Aparecida da Silva procurou o Diário e enviou vídeo mostrando a indignação, segundo ela, é difícil não acontecer. “Não pode lavar louça, tomar banho. Em pleno domingo não se pode fazer nada, vira e mexe acaba a água e, quando vem a conta, vem um absurdo”, relatou.
A última conta de água dela foi de R$ 291, sendo que, normalmente, o valor é de R$ 100. “Já é um valor alto para um apartamento pequeno com duas pessoas que trabalham fora o dia todo, imagine mais de 200. Eu vou atrás porque não está certo”, afirmou.
A doméstica disse ainda que já recorreu a diversos órgãos, porém, segue sem resposta para o que realmente acontece e deixa os moradores sem o recurso. “Uns falam que foi erro da construtora no serviço da caixa d’água, ninguém faz nada. Na prefeitura, disseram que iam resolver, o Daae fala que não é de sua responsabilidade, que a responsável é a empresa. Já são dois anos desse descaso”, lamentou.
De acordo com a moradora, a água só voltou às 22 horas de domingo (10). No entanto, nessa segunda-feira (11), quando chegou do trabalho às 18 horas já não havia mais água novamente.
PREFEITURA
Indagada pelo Centenário acerca do problema, a prefeitura de Rio Claro, por intermédio de nota, afirmou que o Daae tem monitorado, de maneira contínua, a rede de abastecimento que chega até o Jardim das Nações 2, constatando que a pressão e o fornecimento de água estão normais.
“Porém, a autarquia detectou que há um problema elétrico, cuja responsabilidade é da concessionária de energia elétrica da cidade, a Elektro, que compromete o funcionamento da bomba de recalque, que faz o bombeamento de água do reservatório de 840 mil litros que fica próximo ao condomínio”, esclareceu.
A nota diz ainda que, constantemente em horário de pico, quando há elevado uso de energia elétrica no condomínio, a bomba de recalque sofre um desligamento não programado, afetando o abastecimento de água no empreendimento imobiliário.
De acordo com a prefeitura, o Daae já entrou em contato com a construtora responsável pelo empreendimento para que tome as devidas providências com a concessionária de energia elétrica da cidade.
Acrescenta ainda que, em casos de solicitação de revisão de conta de água em condomínios, o Daae orienta que a administração do empreendimento compareça na Central de Atendimento da autarquia, localizada na Avenida 8-A, 360, no bairro Cidade Nova, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, para protocolar requerimento referente à análise de possível revisão da conta, munido de laudo de aferição do hidrômetro interno, que deve ser feito de maneira particular, e a conta de água em questão a ser averiguada.