A indústria de tintas é um dos segmentos que atualmente encontra-se no início do processo de produção envolvendo sustentabilidade. A sustentabilidade é algo bem visado no processo de produção atual, isso por conta dos objetivos e incentivos das Nações Unidas.
O setor de tintas é altamente importante para a sociedade e avanços na forma de produzir são necessários para reduzir os danos aos recursos hídricos e a atmosfera do territórionacional, portanto, fabricação de tintas e sustentabilidade devem estar diretamente relacionadas.
O processo de produção de tintas além de interessante é importantíssimo para diversos setores da sociedade. As tintas desde a construção civil, as aplicações industriais, tem a finalidade de proteger as mais diversas superfícies contra as variações climáticas, também adequam esteticamente um determinado ambiente e são capazes de evitar processos corrosivos.
Geralmente a tinta que conhecemos é composta particularmente por pigmentos que fornecem a cor desejada. Possuem também os solventes orgânicos ou a base de água, resinas responsáveis pela película superficial da tinta nas superfícies. Esses componentes são básicos e além deles pode-se adicionar a mistura um aditivo, que trata-se de um novo tipo de composto.
O Brasil é um dos maiores produtores de tinta mundial, com a produção gigantesca em todo território nacional, cerca de 1,623 bilhões de litros, sendo assim a indústria de tinta não consegue escapar do principal problema referente à sua fabricação, que trata-se da geração de efluentes altamente tóxicos, que dificultam a sustentabilidade no setor.
Além dos efluentes líquidos, existem também emissões gasosas, geradas da evaporação de compostos orgânicos voláteis associados a produção de tintas, denominados VOCs. A consequência dessas emissões gasosas é o aumento de substâncias tóxicas na atmosfera, que muitas vezes precipitam-se junto com as chuvas, acarretando a chuva ácida, que é um grande problema.
Verificamos que esses gases são prejudiciais ao meio-ambiente e podem também comprometer a saúde dos trabalhadores, se ficarem retidos no interior da fábrica, criando uma atmosfera interna tóxica, com alta concentração de partículas suspensas no ar, dos aditivos e pigmentos, a atmosfera fica poeirenta em consequência dos finos pós.
Outros problemas relacionados na fabricação das tintas referem-se ao alto gasto de energia elétrica na operação doprocesso, por conta do maquinário e do trabalho que é necessário para realizar as misturas, outro item a ser sanado é o gasto significativo de recurso hídrico, devido ao elevado consumo de água, tanto na produção como na lavagem das fábricas.
Atualmente o segmento de tintas está revendo o processo produtivo e felizmente quase 90% das tintas imobiliárias são feitas a base de água, , diminuindo o uso de solvente e favorecendo o meio-ambiente, outro aspecto positivo refere-se a melhoria dos misturadores, ou seja, revisão do tamanho das hélices , número determinado de rotação por minuto, gerando economia de energia elétrica, outro aspecto a citar é que a indústria mais sustentável avança e propõe formas inovadoras para reaproveitar ou redestinar os resíduos. As medidas adotadas no processo produtivo atual são mais caras, mas necessáriassustentabilidade e cui-dado com a natureza, são vantagens dos dias de hoje; adotar medidas sustentáveis são tendências que a ONS e a ONU aprovam. Colaborar com o meio ambiente é colaborar com a vida.