Gabriel Bortoleto venceu a corrida que fechou a segunda etapa da temporada 2023 da Fórmula 3, disputada no circuito de Albert Park, em Melbourne, na Austrália. O piloto da equipe Trident largou da pole position e se manteve nesta posição ao longo das 23 voltas, mesmo pressionado por Gregóire Saucy. Na primeira prova, Franco Colapinto levou a Argentina ao degrau mais alto do pódio.
O resultado representa a segunda vitória do brasileiro no ano.
Ele disparou na liderança, com 58 pontos na tabela de classificação.
A segunda posição pertence a Gregóire Saucy, piloto da ART Grand Prix,que soma 38 pontos, 20 a menos que o estreante brasileiro.
Os outros dois brasileiros do campeonato aparecem em posições mais discretas na tabela de classificação. Caio Collet, que deixou a segunda corrida na última volta após ter um pneu furado em um toque de Beganovic, é o 13º com oito pontos, enquanto Roberto Faria, que estreia na categoria pela PHM, ainda não somou pontos.
Iwasa vence corrida 2 e assume liderança da F2
Largando da pole position, Ayumu Iwasa confirmou a vantagem da posição de honra e venceu a corrida 2 da etapa da Austrália da F2 2023. Com o triunfo em Melbourne, o japonês da DAMS assumiu a liderança do campeonato, a oito pontos de Theo Pourchaire – que chegou em segundo no circuito de Albert Park. Arthur Leclerc subiu ao pódio pela primeira vez no ano, fechando o top 3.
A corrida não foi nada positiva para Enzo Fittipaldi, que deixou a etapa australiana sem somar pontos. Após sofrer com a pista molhada pela chuva e sequer largar na corrida 1 (vencida por Dennis Hauger), o brasileiro voltou a colidir – duas vezes – e abandonou a corrida 2.
Por E. Cortez / Foto: FIA Formula 3