Lando Norris foi o grande vencedor do GP de Singapura no domingo, garantindo uma vitória dominante que lhe rendeu 25 pontos cruciais na batalha pelo título da Fórmula 1.
No entanto, por conta de uma estratégia atribuída à Red Bull e envolvendo Daniel Ricciardo, Norris foi prejudicado na disputa com Max Verstappen pelo título.
Norris estava prestes a faturar o ponto adicional pela volta mais rápida da corrida, o que teria elevado sua pontuação total para 26 no fim de semana. Porém, nos momentos finais da prova, Daniel Ricciardo, que ocupava a última posição na corrida, foi chamado aos boxes pela RB para colocar um novo jogo de pneus macios, garantindo condições ideais para tentar a volta mais rápida da prova. E conseguiu, numa estratégia que beneficiou Max Verstappen, uma vez que a Racing Bulls é o time B da Red Bull.
Como terminou em 18º, porém, Ricciardo não levou o ponto extra e nem a RB se beneficiou com a manobra, deixando evidente que a ordem partiu da “equipe mãe”, embora isso seja negado pelos seus dirigentes.
“Levando em conta que pode ter sido a última corrida de Daniel, queríamos dar a ele a chance de saborear e sair com a volta mais rápida”, tentou justificar o diretor Laurent Mekies, fazendo uma alusão ao fato de que o GP de Singapura pode ter sido a última corrida de Ricciardo, que deve ser substituído por Lion Lawson já no GP dos Estados Unidos.
Com 52 de desvantagem na classificação, Norris agora tem pela frente uma missão quase impossível para conquistar o título, faltando seus etapas para o fim da temporada.
Por E. Cortez / Foto: Reprodução