Diante de um grande público que lotou as arquibancadas de Interlagos, Max Verstappen, piloto da Red Bull, venceu o Grande Prêmio de São Paulo, neste domingo (5).
Foi a vitória número 52 da carreira do holandês. Restando ainda mais duas etapas para o fim do calendário, o tricampeão alcançou um aproveitamento de 85%, com 17 vitórias em 20 etapas disputadas. Desde 1952, quando o italiano Alberto Ascari venceu seis das oito etapas daquele ano e foi campeão com 75% de aproveitamento, a F1 não tinha um domínio tão grande.
Ao mesmo tempo, estabeleceu outra marca incrível ao se tornar o primeiro piloto a ultrapassar os 500 pontos em uma temporada.
Lando Norris, da McLaren, ficou em segundo e Fernando Alonso, da Aston Martin, em terceiro, completou o pódio brasileiro.
Logo na largada, Alexander Albon e Kevin Magnussen se envolveram em um acidente antes da primeira curva, gerando uma interrupção com bandeira vermelha.
Charles Leclerc nem chegou a largar. O piloto da Ferrari teve problemas na volta de apresentação e bateu nas proteções na Laranjinha. Guanyu Zhou, Valtteri Bottas e George Russell também não completaram a corrida.
Apesar de todo apoio da torcida, Lewis Hamilton foi apenas o oitavo colocado neste domingo. O heptacampeão, que havia largado em quinto, sofreu com o desempenho dos pneus de sua Mercedes.
Por E. Cortez / Foto: Reprodução