O GP da Arábia Saudita será a primeira oportunidade para Max Verstappen garantir o título da temporada da Fórmula 1, embora não seja fácil, após a segunda vitória consecutiva de Lewis Hamilton, que cortou a diferença entre eles para apenas oito pontos a favor do piloto da Red Bull.
No entanto, com essa vantagem, o holandês tem a chance de confirmar o campeonato na corrida de 5 de dezembro, desde que saia com a cifra mágica de 26 pontos a seu favor. Ou seja, precisa somar pelo menos 18 e torcer que o heptacampeão tenha um dia ruim e seu resultado seja mínimo.
Para chegar a esse valor não há muitas opções e o atual líder da temporada deve terminar pelo menos em segundo lugar, posição que oferece 18 pontos de recompensa, ou vencer para levar as 25 correspondentes. Pegar o ponto extra da volta mais rápida da corrida seria muito benéfico.
Resumindo, o número mágico de que Verstappen precisa é atingir 376,5, ou 377,5 se ele receber bônus. A partir daí, teria que esperar por uma série de combinações para obter uma diferença de 26 tentos.
Obviamente, uma vitória de Hamilton em Jeddah arruinaria qualquer opção. Se ele marcar a volta mais rápida e Verstappen terminar em segundo, empataria o placar para a corrida final. Caso o britânico leve todos os pontos na nova pista e o holandês termine em terceiro, a Mercedes chegaria a Abu Dhabi com vantagem numérica.
Por E. Cortez / Foto: Instagram