O esforço de ter Colton Herta na Fórmula 1 está acabado. A Red Bull desistiu de correr atrás do piloto da Andretti na Indy para ocupar a vaga de Pierre Gasly na temporada 2023 da Fórmula 1. A informação veio de Helmut Marko, conselheiro do grupo.
Herta era declaradamente a primeira opção da AlphaTauri para substituir Gasly em 2023. Mas a equipe de Faenza só liberaria o francês para assinar com a Alpine caso Colton conseguisse a superlicença. A Federação Internacional de Automobilismo não pretende conceder uma exceção ao americano. E tem o apoio da maioria das equipes do grid e da própria F1, que disse que a autorização afetaria a credibilidade da entidade que rege o esporte.
A Red Bull, no entanto, ainda não desistiu de ter alguém para o lugar de Gasly. O Motorsport-Total revelou que a equipe descartou qualquer piloto de sua própria base, o que tira as chances do bem conceituado Liam Lawson, e que Mick Schumacher, dúvida para seguir na Haas, também está fora da lista.
“Estão avaliando agora quais são as possibilidades”, disse Marko à publicação. Caso não haja ninguém, Gasly fica na equipe por mais uma temporada e empurra à Alpine o problema de achar um titular para a vaga de Fernando Alonso, que será piloto da Aston Martin.
Por E. Cortez / Foto: Instagram