Foi publicada esta semana na mídia marroquina informação oficial sobre a aprovação de uma candidatura que a Porsche AG e a Red Bull GmbH apresentaram conjuntamente e que prevê a aquisição de 50% das ações do programa Red Bull F1 pela Porsche.
Porsche e Red Bull tiveram que apresentar seu projeto conjunto às autoridades antitruste, inclusive em cerca de 20 países fora da União Europeia. A legislação marroquina, por exemplo, prevê que tais pedidos estejam sujeitos à obrigação de publicação após aprovação.
Em princípio, isso não teria sido um problema para Porsche e Red Bull, afinal, o projeto conjunto deveria ter sido comunicado oficialmente no GP da Áustria há três semanas. O anúncio é esperado para o dia 4 de agosto.
A Porsche não apenas entrará na Fórmula 1 como fornecedora do trem de força, mas também como parceira de 50% da Red Bull. Isso tem a vantagem de que grandes partes da unidade de potência podem ser desenvolvidas e construídas sob o mesmo teto na Red Bull Powertrains em Milton Keynes.
A equipe irmã AlphaTauri provavelmente também começará com o motor da Porsche – qualquer outra coisa seria ilógica devido às sinergias desejadas entre a Red Bull Racing e a AlphaTauri – mas permanecerá 100% nas mãos da Red Bull GmbH.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação